Criar carteira de Bitcoins

Uma carteira (Wallet) de Bitcoins é um endereço onde estão armazenadas as nossas Bitcoins algo do género 1FvpwW8bfAsbMQPuUaLooewmkvyne7Asyg com este endereço podemos receber Bitcoins independentemente da proveniência qualquer carteira pode transferir para qualquer endereço. Por isso o local onde a temos é irrelevante.

A forma mais simples de ter um endereço (carteira ou wallet) para guardar Bitcoins é criar uma conta num exchange geralmente eles criam automaticamente um endereço (gratuitamente) para poder mos comprar e vender bitcoins.
Por exemplo no CoinBase para ver o endereço da nossa carteira basta ir a “Contas” e depois “Obter Endereço Bitcoin”.

No Cex.io o processo é igualmente simples basta ir ao separador “Finance” e clicar em “Deposit BTC” o endereço que vai aparecer para envio é o endereço da vossa carteira no Cex.io.

No site oficial do Bitcoin é possível consultar uma lista com vários fornecedores de carteiras para BTC (clique ver lista).

Por questões de segurança é aconselhado a quem faz grandes investimentos e de longo prazo que guarde as suas BTC’s numa carteira de Hardware, que é um dispositivo onde está guardada a nossa chave privada e sem a qual não é possível validar movimentos com o nosso endereço de Bitcoin.

Exemplo de carteira de Hardware:

Como vender Bitcoins

O processo de venda de Bitcoins é muito simples, à semelhança da compra de Bitcoins, bastam alguns passos.

No Coinbase que é o exchange que uso não é possível vender Bitcoins e receber com cartão VISA (é possível comprar!), pode vender e ficar com o saldo na carteira de Euros ou Dólares ou vender e receber direto por transferência bancária, para isso da mesma forma que se adiciona o VISA para comprar temos que indicar um IBAN para onde queremos receber o dinheiro em que convertemos as nossas bitcoins.

Depois na Venda dos Bitcoins seleccionamos que queremos receber o dinheiro na conta bancária e aguardamos o processo da transferência seja concluído e mais importante que o dinheiro nos chegue à conta.

Devido ao boom dos últimos tempos tanto a compra como venda demoram mais do que o normal…

Bitcoin Brasil

A Câmara dos Deputados começou no inicio do mês  uma comissão especial para regular a compra e venda de Bitcoins no Brasil, os trabalhos serão comandados pelo deputado Alexandre Valle (PR-RJ), enquanto Expedito Netto (PSD-RO) será o relator do colegiado.

Até agora ainda não está previsto em qualquer lei como taxar o comércio de Bitcoins ou de outras criptomoedas, resta esperar…
Serão ouvidos vários intervenientes para perceber o que se pode fazer para tributar o comércio de Bitcoins entre os quais estão o Banco Central e a Receita Federal.
A valorização exponencial e os mercados paralelos e fuga fiscal são alguns dos pontos que preocupam mais os políticos!
Como sempre é esperar que saia alguma coisa…

Bitcoin Portugal

Em Portugal ainda não existe legislação quanto à compra de Bitcoins ou outra qualquer criptomoeda, por isso investir em Bitcoin em Portugal pode trazer um risco extra… que é aquando da venda justificar e declarar os ganhos caso o dinheiro entre numa conta de um Banco Português.

São poucos ou nenhuns os países que tem leis quanto à compra e venda de Bitcoins e criptomoedas, é um mercado recente com um boom nos últimos meses e as leis não acompanharam esse boom.

O Jornal de Negócios publicou recentemente um artigo sobre a resposta obtida junto da Autoridade Tributária sobre a compra e venda de criptomoedas, da leitura deste artigo concluo que mesmo a Autoridade Tributária anda meio “perdida” com este assunto.

Citação Jornal de Negócios:

O ministério das Finanças esclarece que os contribuintes que trabalhem com bitcoins têm que pagar impostos se, “pela sua habitualidade, constituir uma actividade profissional ou empresarial”. Esta resposta demorou quase dois meses a chegar e põe fim a uma contradição dentro da própria máquina fiscal.
Em Abril, fizemos a pergunta: As bitcoins pagam impostos? A pergunta é simples e directa, mas a resposta parece não ser fácil. Por escrito a Autoridade Tributária defende que sim, que a negociação de bitcoins tem que ser tributada. Por telefone, na linha das Finanças, o Fisco garante que não, que a moeda virtual está isenta de pagar impostos, em qualquer circunstância.
A resposta do ministério demorou a chegar, mas é peremptória, no caso já referido tem de pagar impostos, mas “a venda de bitcoins não é tributável em IRS face ao ordenamento fiscal português, designadamente no âmbito da categoria E (capitais) ou G (mais-valias)”.

Artigo completo no Jornal de Negócios