Ontem a Microsoft anunciou uma nova versão do Visual Studio 2013, a versão Community, a principal novidade desta versão é o fato de ser completamente gratuita.
Esta versão do Visual Studio têm com publico alvo programadores independentes, pequenas equipas de desenvolvimento, contribuidores de projetos open source e estudantes… que agora podem usar, o que na minha opinião é, o mais poderoso IDE de programação. Ao contrário de um mito que já se arrasta das versões Express do Visual Studio, as aplicações criadas tanto no VS express como nesta nova versão, podem ser comercializadas.
Embora ainda não tenha testado segundo o site oficial esta versão gratuita tem todas as funcionalidades da versão Professional.
Paralelamente a este anuncio foram feitos outros que mostram claramente a mudança de rumo da Microsoft, e que finalmente a Microsoft deixou de ignorar o mercado!! E que talvez seja desta que quebra algo que sempre me irritou profundamente que era a Microsoft ignorar por completo a evolução e querer definir a evolução com os seus própios standards!!
Quanto a mim creio que o presidente Satya Nadella está a devolver ou conquistar a confiança que a Microsoft precisa, num mercado onde o importante é o amanhã!