Numa estrutura típica duma aplicação em rede com base de dados SqlServer em que se usa um servidor de Active Directory para centralizar os Utilizadores e acessos, tudo funciona bem até aparecer uma máquina que por alguma razão não podemos ou não dá para colocar no domínio. Na situação em que tive que implementar este “truque” tratou-se de um pc com Windows Vista Home Basic que será usado por um utilizador que está no Active Directory e que têm que usar um pc que está no domínio e esporadicamente usa um portátil com Vista Home Basic (que não dá para colocar no Domínio).
Para implementar este “truque” tudo o que precisamos é usar funções fornecidas pelo próprio Windows!! vou enumerar os passos para tornar isto possível!
1º – Criar um atalho para aplicação
2º – Nas propriedades do atalho acrescentar o texto seguinte antes do caminho do executável:
runas /user:NomeDoDominio\NomeDoUtilizador /netonly
3º – Confirmar que o destino do atalho está com o texto anterior seguido do caminho do executável onde queremos usar a autenticação Windows.
4º – Ao executar o atalho o utilizador só terá que fornecer a sua password do Active Directory e usar normalmente a aplicação como se o pc estivesse no domínio!!!!
5º – para embelezar a “coisa” podemos atribuir ao atalho o mesmo icon da aplicação que o utilizador já conhece!! (durante o processo o atalho vai assumir o icon do executável do RunAs).
6º – caso o windows não assuma o comando runas, colocar o caminho completo do executável que está na pasta system32 do Windows.