Video de como instalar o WordPress…

Tenho encontrado várias pessoas que me perguntam como é que se instala o WordPress fiz um pequeno video em que faço uma instalação do WordPress, a meio da instalação deu um erro como não quis ocultar o erro ou recomeçar, explico a o porquê do erro e como contornar o mesmo… Existe pelo menos um erro ortográfico que só me dei conta no fim de tudo concluido e mais uma vez não quis recomeçar o video por isso ai está ele mesmo com o dito erro… Para o video não demorar muito cortei algumas partes nomeadamente o download do ficheiro .zip com a instalação e o upload dos ficheiros para o FTP.

Não me surgiu nenhuma ideia para diminuir o tamanho do video por isso depois de descompactado tem cerca de 64 MB, mas está com uma resolução grande que permite ver em pormenor todo o ecran do meu computador Windows enquanto decorre a instalação!

Usei o Windows XP na instalação porque é o sistema usado pela maioria das pessoas que me pediram ajuda a instalar o WordPress.

A instalação que demonstro instala a versão em português disponivel em WordPress-PT.

Video Instalação do WordPress (1 MB)

Aceito comentários e sugestões para o próximo video post/manual !!!! E também criticas a este, estou a pensar em converter isto para um flv com um player xpto mas neste momento não estou com pachorra para tal!

Microsoft Excel esconder folha…

O Excel tem uma propiedade nas folhas que permite que a mesma seja mostrada, mas, com um clique do botão direito aparece a opção “mostrar” que lista as folhas escondidas.

Para esconder uma folha de excel sem activar o menu motrar ou sem que a mesma seja mostrada na lista de folhas escondidas basta abrir o editor de VBA e nas propiedades da folha a esconder seleccionar “2 – xlExcelVeryHidden”…

Excel Very hiden

Ferramentas uteis para Windows!

A Microsoft disponibiliza aos utilizadores dos seus produtos um conjunto bastante útil de ferramentas que permitem monitorizar algumas das peças do puzzle nunca completo que é o Windows.

Estas ferramentas inicialmente foram disponibilizadas no site sysinternals.com agora estão no site da Microsoft não sei se sempre foram desenvolvidas pela Microsoft ou se pura e simplesmente a Microsoft comprou o produto.

No leque das aplicações disponibilizadas destaco o autoruns  que permite de uma forma rápida aceder a todos os programas e serviços que arrancam com o Windows.

O Process Monitor é também bastante útil principalmente para saber que parâmetros foram passados no arranque de um processo ou de uma aplicação.

O RegMon, o PortMon e o FileMon que separadamente ou em conjunto permitem monitorizar o que uma determinada aplicação acede em determinado momento tanto no registry, como as portas que está a usar e até aos ficheiros que está a usar… muito util para descobrir alguns “segredos” que algumas aplicações guardam.

Entre outras utilidades que se encontram no referido site, uma das qualidades comuns a estas aplicações é que quase todas têm uma versão de consola que com os parâmetros certos permitem de forma completamente automática recolher informações sobre computadores e exportar o resultado para ficheiros de texto, por exemplo numa rede colocar os executáveis numa partilha acessivel a todos e com uma group policy no Active Directory correr um ficheiro .bat em todos os pc’s do dominio e recolher as informações pretendidas.

Ainda para redes existe o PSexec  que permite executar processos em computadores remotos desde que se tenha as credenciais necessárias.

Um conjunto de ferramentas que são bastante úteis para quem trabalha em Windows.

Desactivar o “Clique aqui para Activar” no flash player!

O internet explorer desde há algum tempo atrás que insiste em pedir para se clicar nos objectos de flash, para activar os mesmos, muito sinceramente nunca percebi bem qual o proposito, nem vou tentar perceber.

Sabia que existe forma de contornar isso, como nunca uso flash nunca tinha tido necessidade de o fazer, hoje encontrei a solução no site da adobe quem precisar é só visitar o este link… tem a solução com exemplos!!!

PageRank Actualizado!

Reparei agora que o PageRank foi actualizado!

A quem já considere o PageRank quase um ciência, mas afinal o que é o PageRank? Quando fazemos uma pesquisa no Google os resultados não são apresentados aleatoriamente, um dos muitos factores que contribuem para a ordenação dos resultados é o PageRank, é o único critério de ordenação que o Google disponibiliza ao publico!

Existem empresas que se dizem especializadas em SEO, mais uma vez o subir PageRank é um dos grandes objectivos do PageRank. Acontece por vezes que o Google altera o algoritmo de calculo do PageRank isso faz com que todos os “esquemas” para subir o mesmo ficam invalidados e inicia-se outra vez o ciclo descobrir o que contribui para o aumento do PageRank e abusar desses factores e em alguns casos pagar a vendedores de banha da cobra especialistas em SEO para usarem esses factores, para melhorar o posicionamento nas pesquisas do Google.

Já li varias  vezes que o Google tinha concorrência , creio que isto seja um mito, uma vez que só leio isso e só vejo algum destaque durante a primeira semana da existência do concorrente… depois desaparecem… existem alguns que resistem mais tempo mas sempre colocados em segundo plano por exemplo o Yahoo outros passam para trás do segundo plano por exemplo o MSN, que os utilizadores que vai tendo são os utilizadores que tem Internet Explorer e que não tem conhecimentos suficientes para alterar a homepage!!!

Lista de codigos de retorno do protocolo http…

Successful
  Client Requests
200 OK
201 Created
202 Accepted
203 Non-Authorative Information
204 No Content
205 Reset Content
206 Partial Content
Client
  Request Redirected
300 Multiple Choices
301 Moved Permanently
302 Moved Temporarily
303 See Other
304 Not Modified
305 Use Proxy
Client
  Request Errors
400 Bad Request
401 Authorization Required
402 Payment Required (not used yet)
403 Forbidden
404 Not Found
405 Method Not Allowed
406 Not Acceptable (encoding)
407 Proxy Authentication Required  
408 Request Timed Out
409 Conflicting Request
410 Gone
411 Content Length Required
412 Precondition Failed
413 Request Entity Too Long
414 Request URI Too Long
415 Unsupported Media Type
Server
  Errors
500 Internal Server Error
501 Not Implemented
502 Bad Gateway  
503 Service Unavailable  
504 Gateway Timeout  
505 HTTP Version Not Supported  

Lista de respostas possiveis quando se liga a um servidor pelo protocolo http.

Quando se usa API’s fornecidas por terceiros é muito importante analisar os headers retornados pelo servidor para o resultado ser o pretendido!