netsh…

O Windows por vezes tem comportamentos estranhos quando se está num ambiente de rede local ou Internet, existe um comando bastante útil para se recolher e\ou diagnosticar problemas de rede que é o “netsh” que permite fazer na linha de comandos coisas que de outra forma estariam inacessiveis…
Escrevendo “netsh /?” no prompt não mostra o quão vasta é abrangência deste comando porque cada opção tem opções (!) e assim recursivamente…
ao fazer “netsh winsock /?” aparecem mais opções e por ai sucessivamente, sem duvida um comando que vale apena ser explorado sobretudo por quem trabalha em redes…
Já resolvi muitos problemas de dificuldades na ligação à Internet com “netsh winsock reset” sobretudo depois de se limpar spywares que atrofiam os sockets do Windows!
Hoje precisei de ter a mesma informação de varias maquinas em vez de vasculhar o Windows à procura da informação que necessitava criei um batch file que continha apenas “netsh diag show all” e direccionei o output para um ficheiro de texto ” >resultado.txt”, por acaso a informação que pretendia estava no output senão ainda tinha a opção “/v” de verbose que ainda apresenta mais informações sobre a configuração da rede e de cada dispositivo de rede!!
1 linha “netsh diag show all >resultado.txt” e não precisei de ir ás propriedades de rede, ás opções do IE, etc…

Ubuntu, Apache, php e Mysql

Não podia ser mais fácil instalar um servidor web com Ubuntu basta na consola escrever

sudo apt-get install apache2 mysql-server-4.1 php5 php5-mysql

Se o servidor for apenas para uso pessoal e testes sem acessos externos podemos fazer

sudo chmod 777 /var/www/

Se o servidor estiver disponivel na internet devemos ter mais preocupação com a segurança!!

Para testar o servidor basta na pasta /var/www (Pasta root default do apache) colocar um ficheiro.php com o conteudo

< ?php phpinfo(); ?>

e apontar o browser para “http://127.0.0.1/ficheiro.php” se vir uma página com a configuração do php então temos o php a trabalhar!!

Para testar o MySQL criamos um ficheiro “mysql.php” com o conteudo

< ?php $link = mysql_connect('localhost', 'root', ''); if (!$link) { die('Erro ao ligar ao mysql: ' . mysql_error()); } echo 'Funciona!!!!'; mysql_close($link); ?>

e apontamos o browser para http://127.0.0.1/mysql.php e o estado da operacionalidade do mysql aparecerá nessa página!!!
Por defeito a password de root é em branco que por razões óbvias deve ser alterada!!!

Simples!!!

Buy it Now…

Pois é até o botão “Buy it Now” do Ebay gera “guerra” de patentes, uma empresa chamada MercExchange registou a patente em 2003 e já anda pelos tribunais a disputar com a Ebay o direito de uso desde 2005.

Será que já alguém registou a patente do respirar, vai ser muito complicado!!

A inveja é uma coisa tão feia, porque é que sempre que alguma empresa tem ou começa a ter notoriedade aparece logo alguém a reclamar que ideia foi roubada?? Porque é que não tentam ter uma ideia melhor ou simplesmente deixar os outros ter sucesso!!

Mais info @ SlashDot

Emulador VitualBox…

Tive conhecimento desta aplicação no site programaslivres.net que acompanho através do PlanetGeek já usei o Vitual PC da Microsoft e o VmWare e quando necessitava de fazer algum teste optava pelo que estivesse mais “Ã mão” hoje instalei o VirtualBox no Windows XP e para já está a ser 5 estrelas, (enquanto não recebo o router que já encomendei tenho que usar um modem USB estranho e só o consigo por a funcionar no Windows) qual não é o meu espanto após a instalação default do VirtualBox e a instalação de ubuntu só para testar faço login no Ubuntu e recebo uma mensagem que existem actualizações (que requerem internet) disponiveis confirmei e tinha internet no Ubuntu isto nunca me tinha acontecido nem no Virtual PC nem no VmWare como tenho a placa de rede desactivada no XP nunca consegui colocar net em nenhum sistema emulado sem recorrer a truques tipo fazer proxy no xp… no virtualBox e sem configurar nada já estava!!! para além disso esta aplicação é OpenSource e free to use… com estes prós espero não descobrir os contras!!! fiquei cliente…. também existe a versão para Linux e Mac que tenciono testar mal tenha oportunidade!!