Microsoft Outlook Update, fake!

Recebi hoje um email a alertar para uma falha de segurança no Microsoft Outlook e no Outlook Express, a dita actualização tem o numero KB910721, é um email com aspecto bastante credivel inclusive o texto do link parece apontar para o site do Windows Update. O único senão é que o link afinal aponta para um site que não está relacionado com a Microsoft, embora a estrutura do url seja muito semelhante aos da Microsoft. O facto de o email não vir endereçado a mim também me fez suspeitar.

MicrosoftOutlookUpdateFake

Embora não seja meu costume avisar deste género de coisas, este email surpreendeu-me pelas semelhanças que tem com os emails que se recebem da Microsoft.

A Microsoft nunca envia links para actualizações ou que levem directamente a ficheiros para download, temos sempre que passar por aquelas páginas chatas do site com descrição do download, salvo raras excepções em que o mesmo é dito ao utilizador quando solicita o download no site.

Office a caminho da nuvem”¦

SkyDriveExcel

Já aqui tinha falado do Windows Live SkyDrive da Microsoft, ontem recebi um convite para aceder a um “Technical Preview” das novas funcionalidades. As novas funcionalidades são muito resumidamente uma versão do Office online (no browser).

Para já só está disponivel o Excel e o Power Point, a julgar pelos atalhos disponiveis também será disponibilizado o Word e o One Note.

Tenho usado os 25 gigas do Skydrive essencialmente para alguns backups e para partilhar ficheiros, nunca o tinha olhado para o Skydrive como uma ferramenta de colaboração, creio que vou ter que rever a minha opinião. Embora pela primeira analise a folha de calculo da Microsoft me tenha parecido mais limitada do que a do Google Docs, estamos a comparar um produto que nem beta é, com outro produto maduro.

Só recomendo á Microsoft que se organize um bocado, porque apesar de disponibilizar muitos serviços online, estes estão espalhados, creio que neste caso seria bom olharem um bocado por exemplo para o Google, em que os facilmente se acede a qualquer serviço sem se ter que pesquisar no Google ou no Bing(!!!) pelo nome do serviço. Por exemplo seria uma ideia aproveitarem por exemplo o Skydrive e criarem integração com o Hotmail e com outros serviços Microsoft de forma a terem uma ferramenta colaborativa verdadeiramente boa e fácil de usar, porque ser bom não é tudo.