Muitas vezes quando criamos um site e por pelas mais diversas razões surge necessidade de recorrer a um mecanismo de cache, uma das principais razões é a performance.
E em que é que cache influencia a performance? Imagina-se o ficheiro teste.php com 500 linhas de código com ligações a MySQL etc etc, é mais rápido se o ficheiro de output já estiver “feito” e só o actualizar de x em x temp, senão cada pedido seria 500 linhas de código assim serão 10 ou 20 conforme o mecanismo de cache a usar, temos que ter em conta que se nesse código existirem queries ao MySQL isso degrada ainda mais a performance.
Estou a criar uma classe de cache que de uma forma muito simples faz cache do output de qualquer script php inclusive se este tiver dados passados pelo método GET.
A classe pode ser muitissimo melhorada para já só faz o que se propõe que é verificar se um ficheiro já se encontra em cache, se o mesmo estiver cria o output para o cliente, se ainda não existir cache é criado um buffer com o output da página pedida e cria um ficheiro em cache com o conteúdo do mesmo, que será servido no próximo pedido…
O código da minha classe é o seguinte:
O post está dividido porque é muito extenso!!…