WordPress Child Themes

Recentemente depois de actualizar um blogue para o WordPress 3.0, cliquei sem em actualizar Plugins e Temas sem me lembrar que o tema usado estava modificado. Ao actualizar as modificações foram perdidas”¦ para evitar o mesmo erro no futuro decidi criar um Child Theme, e que é um Child Theme???

Um Child Theme é um Theme que deriva de outro Theme, ou seja no Child Theme que podemos chamar Tema Derivado implementamos apenas as modificações ao tema original, se por exemplo quiser-mos alterar algo no ficheiro single.php alteramos apenas esse ficheiro ficando o original do tema intacto, viabilizando assim futuras actualizações, sem comprometer as alterações que fizemos.

A estrutura de um Child Theme é bastante simples, primeiro criamos um directório para alojar os ficheiros modificados, fazemos as alterações que pretendemos, aconselho a copiar o ficheiro original do Theme Parent e fazer ai as alterações. Depois de termos as alterações pretendidas falta apenas criar o ficheiro onde o WordPress vai ler as informações do Tema esse ficheiro tem o nome de Style.css e vai sobrepor o Style.css do tema original á semelhança do que acontece com os outros ficheiros que colocar-mos no nosso Child Theme, este Style.css tem uma particularidade em relação ao original, que é uma tag que informa o WordPress de qual é o tema em que nos baseamos, esta tag é a tag Template. Deixo a seguir o Style.css para um Child Theme baseado no novo tema por defeito do WordPress que é o “Twenty Ten”:

/*
Theme Name:     Nome do Child Theme
Theme URI:      http: //UmUrlQualquer.com/
Description:    Descrição do Child Theme 
Author:         O seu nome
Author URI:     http: //OutroUrlQualquer.com/
Template:       twentyten
Version:        0.0.1
*/

 

Se quisermos usar o css do tema original basta fazer um import do style.css original, que no caso do tema Twenty Ten será:

@import url("../twentyten/style.css");

Podemos ainda no style.css modificar o css original, basta criar os elementos com o mesmo nome e adicionar as nossas personalizações.

Depois do tema criado é só fazer upload para a pasta “wp-content/themes/” e no painel de administração do blogue activar o mesmo. E os problemas com as actualizações do tema principal deixam de ser um  problema.

Um comentário em “WordPress Child Themes”

  1. машинный перевод слабоват. не всё понятно.

Os comentários estão fechados.

Exit mobile version