Saft-PT Validador disponivel no Portal das Finanças

Tive agora conhecimento através de um comentário num post antigo sobre o SAFT de que as Finanças disponibilizam agora no seu site uma ferramenta que permite validar o ficheiro do SAFT.

O endereço da aplicação para validação é VALIDADOR DE FICHEIROS SAF-T_PT, é uma aplicação em JAVA por isso só necessitam de ter o dito instalado e aceder á página para poderem usar a ferramenta.

Esta aplicao verifica se o seu ficheiro SAF-T_PT, em formato XML, respeita as regras de estrutura definidas pela DGCI na Portaria n. 1192/2009, de 08 de Outubro, que alterou a Portaria n. 321-A/2007, de 26 de Março.
Este programa, se utilizado on-line valida o ficheiro SAF-T_PT, em formato XML, que indicar, sem que seja necessário transportar os dados para o servidor.

Além deste oficial, existem na internet muitos mais “validadores” disponiveis, mas creio que este será o local certo para validar.

Já agora aproveito para avisar para terem cuidado com os locais onde submetem os vosso ficheiros SAFT, não sabem quem é que está do outro lado e o que pode fazer com os vossos dados de facturação!!

Obrigado Mauricio pela dica.

Descompilar código .net (.net Refletor)

screenshot_full_screen

Uma das coisas que sempre me assustou no .net é a facilidade com que se consegue chegar ao código original de um executável ou libraria baseada na framework.

Existe uma serie de ferramentas que permitem de uma forma fácil, rápida e simples ver o código de uma aplicação .net.

Dessas ferramentas destaco uma que creio ser a mais popular que é o .NET Reflector da Redgate, para aceder ao código de uma aplicação basta clicar no botão browse e seleccionar a assembly que queremos ver o código e com o botão direito fazer disassemble. Claro que não incentivo ninguém a andar a esmiuçar o código de aplicações de terceiros. Eu uso frequentemente esta ferramenta para estudar o código das librarias da própia framework e ver como é que os senhores da Microsoft implementam certas funcionalidades e obter algumas luzes das melhores práticas a vários niveis na programação em “cima” da framework.