A Microsoft disponibiliza aos utilizadores dos seus produtos um conjunto bastante útil de ferramentas que permitem monitorizar algumas das peças do puzzle nunca completo que é o Windows.
Estas ferramentas inicialmente foram disponibilizadas no site sysinternals.com agora estão no site da Microsoft não sei se sempre foram desenvolvidas pela Microsoft ou se pura e simplesmente a Microsoft comprou o produto.
No leque das aplicações disponibilizadas destaco o autoruns que permite de uma forma rápida aceder a todos os programas e serviços que arrancam com o Windows.
O Process Monitor é também bastante útil principalmente para saber que parâmetros foram passados no arranque de um processo ou de uma aplicação.
O RegMon, o PortMon e o FileMon que separadamente ou em conjunto permitem monitorizar o que uma determinada aplicação acede em determinado momento tanto no registry, como as portas que está a usar e até aos ficheiros que está a usar… muito util para descobrir alguns “segredos” que algumas aplicações guardam.
Entre outras utilidades que se encontram no referido site, uma das qualidades comuns a estas aplicações é que quase todas têm uma versão de consola que com os parâmetros certos permitem de forma completamente automática recolher informações sobre computadores e exportar o resultado para ficheiros de texto, por exemplo numa rede colocar os executáveis numa partilha acessivel a todos e com uma group policy no Active Directory correr um ficheiro .bat em todos os pc’s do dominio e recolher as informações pretendidas.
Ainda para redes existe o PSexec que permite executar processos em computadores remotos desde que se tenha as credenciais necessárias.
Um conjunto de ferramentas que são bastante úteis para quem trabalha em Windows.
Eles compraram isso.
Inicialmente tinham sido programadas por um guru/hacker que dominava todas as tecnicas avançadas de programacao no Windows e que desenvolvia essas ferramentas gratuitamente.
Ficou tao famoso que a Microsoft não teve outra alternativa senao “açambarcá-lo”. Felizmente, continua a disponibilizar as ferramentas.
Só foi o tipo que descobriu os rootkits nas protecções dos CD’s da sony, Mark Russinovich da Sysinternals.
Foi comprado pela microsoft. :-S