O Governo entregou esta terça-feira os primeiros computadores no âmbito do programa de acesso à s tecnologias de informação, que prevê o acesso a um computador e à Internet de banda larga a preços reduzidos para mais de 500 mil portugueses.
A iniciativa, que se insere no Plano Tecnológico, foi previamente anunciada pelo primeiro-ministro, José Sócrates, no Parlamento, no último debate mensal, mas só esta terça-feira será oficialmente lançado, numa cerimónia com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino.
(…)
No caso dos professores, estes terão de pagar uma entrada de 150 euros, ficando depois a pagar uma mensalidade cinco euros inferior ao preço de mercado. Os alunos terão as mesmas condições, excepção feita à queles que estejam inseridos no âmbito da acção social escolar, já que estes não pagarão qualquer entrada e as prestações serão de apenas cinco euros por mês. Por seu lado, os trabalhadores inseridos no programa Novas Oportunidades pagarão uma entrada de 150 euros e terão prestações mensais de 15 euros.
(…)
Também esta terça-feira foi assinado um acordo com a Microsoft. A empresa irá fornecer software para os computadores a baixo custo que o Governo irá disponibilizar, num total de mais de meio milhão de cidadãos abrangidos. Para o efeito, é assinado também nesta terça-feira um protocolo entre a Microsoft e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Neste âmbito, a Microsoft irá disponibilizar gratuitamente produtos como o MS Producer, o Microsoft Reader, o Microsoft Movie Maker, o Microsoft Media Player e o Windows Live Messenger e irá ainda fornecer o Windows Vista (versão Home Premium) e o Microsoft Office 2007, Licença Casa e Estudantes, com condições financeiras preferenciais, aos formandos do Programa Novas Oportunidades e aos professores e estudantes do Ensino Básico e Secundário. Adicionalmente, a Microsoft Portugal fará o acompanhamento formativo destes Portugueses através de sessões webcasts (videoconferências via Web).
(…)
Porque é que esta noticia me soa a propagada cara de 2 entidades… O estado que é bonzinho e esbanja o dinheiro dos contribuintes para beneficio de alguns, e a Microsoft que impinge os seus produtos para tornar os alunos e professores em dependentes de uma tecnologia dispendiosa…
Não seria muito melhor dotar as escolas com material informático onde assim seria mais fácil o acesso a todos os alunos e não apenas a uma elite… e já agora esses computadores serem dotados de software livre de superior qualidade, eram muitos euros que não saiam dos cofres do estado. Mas é melhor enviar o nosso dinheiro para os EUA para o senhor Bush comprar bombas e atacar paises de terceiro mundo para lhes roubar petróleo, enquanto que dentro de fronteiras temos coisas como o Caixa Magica e outros produtos livres made in Portugal, para alem da comunidade que contribui para outros software’s livres… que ficaria ainda mais radiante e incentivada ao ver o seu governo a usar o seu trabalho isto sim era benéfico para o Pais…
O texto citado nesta noticia foi retirado da Agência Financeira….