Backup Active Directory Windows 2003

Neste artigo vou explicar como configurar e agendar backups dos dados armazenados no Active Directory no Windows 2003. Vou usar apenas ferramentas disponiveis no sistema, sem necessiade de recorrer a ferramentas de terceiros.

1º – Abrir a ferramenta de cópia de segurança:

 

2º- Agora escolhemos o que queremos fazer que no caso é backup, o procedimento para recuperar é semelhante excepto que nesta faze escolhemos backup.

 

3º – Como só quero fazer backup neste quadro escolho a opção que me permite seleccionar o que quero fazer backup, que é a segunda opção.

 

 4º – No quarto form expando o icon “O meu Computador” e selecciono “System State”, isto criará um backup tanto do Active Directory como de outros ficheiros que serão necessários aquando da reposição da cópia de segurança de forma ao novo servidor ficar com as mesma configurações e com as mesma Group Policies etc etc…

 

5º -  Não vou colocar os passos seguintes uma vez que estes são os mais importantes, nos passos seguintes podemos indicar onde queremos alojar a cópia de segurança, e no ultimo quadro podemos criar uma tarefa agendada que efectuará este backup com a periocidade que configurar-mos… para aceder á opção de agendamento temos que clicar em “Avançadas” no útltimo quadro, depois teremos o task sheduler standard do windows…

6º – Como já referi acima o processo de reposição do backup é em tudo identico até o segundo passo onde especificamos a acção a efectuar que como é lógico será a segunda “Restaurar ficheiros e definições”… depois é só seguir o wizard…

😉

 

 

7 comentários em “Backup Active Directory Windows 2003”

  1. ola sr.António campos eu gostaria que me ajuda s urgentement a repor o meu hi5 no pc se possivel assim que esteja dsponivel agradecia obrigado

  2. Bem util cara, dificil ter alguma coisa do genero na net com um resumo simplificado como o teu.

    Vlw .

  3. Como faco para efetuar essa copia de seguranca ? meu windows 2003 server entreprise nao tem , tem somente o backup ??
    Grato

    Paulo

  4. É, não deu certo.
    Após realizar o restore o servidor fica reiniciando a todo momento.

  5. Ricardo

    Para parar de reiniciar, as vezes, é necessário reconstruir o setor de boot, bem como efetuar uma verificação completa do disco.

    O Procedimento funciona sim.. porém, quando vc traz de volta o backup, ele traz junto informações de programas instalados e tudo mais..
    Por isso, recomendo, executar ferramenta de limpeza de registro, após a restauração do backup.

    Abraços

    Rogerio

Os comentários estão fechados.