Windows (não Microsoft)

 

Gestão de Bases de dados MySQL

 

MySQL-Studio ““ IDE gratuito para gestão de bases de dados MySQL.

 

Gravação da actividade do ecrã

 

CamStudio ““ Software que permite gravar a actividade da totalidade do nosso ecrã ou de uma parte do mesmo. Permite ainda adicionar ás gravações anotações e algumas formas. Software ideal para criar tutoriais em video permite ainda adicionar áudio aos videos efectuados.

 

Anti-Virus

 

Avg Free ““ Software antivirus gratuito para utilização pessoal, a utilização em ambientes empresariais carece de uma licença paga.

Pela minha experiencia é muito bom, e faz o que se pretende que se faça.

 

ClamWin ““ Software antivirus gratuito e open-source sem restrições de licença quanto á utilização em ambiente comercial. O maior senão é não ter scan em tempo real isto significa que se abrir-mos um ficheiro contaminado por um virus o sistema será afectado e o virus só será detectado quando correr-mos um scan ao sistema de ficheiros ou á memória.

 

Limpeza de sistema

 

Prirform CCleaner ““ é um programa de limpeza e optimização de sistemas Windows, permite de forma fácil limpar ficheiros temporários, históricos e cache de alguns programas e para mim uma das melhores funcionalidades limpar o registry do Windows de chaves obsoletas.

SpyBot S&D ““ um programa que permite detectar e limpar softwares nocivos (trojans, cockies maliciosos entre outros) em sistemas Windows. Tem também um monitor de sistema em tempo real (Real Time Scaner) que muito sinceramente aconselho a não activar porque se estiver a monitorizar o registry está constantemente a pedir permissão para efectuar as alterações solicitadas por outros programas.

 

Gerador de PDF”™s

 

CutePDF ““ Software que instala uma impressora virtual que transforma em PDF tudo o que imprimimos na mesma, ou seja dota todos os programas que tem capacidade de imprimir da capacidade de criar PDF”™s.

 

Editores de Código

 

Notepad++ – é um editor de código livre (e um substituto do Notepad), que suporta várias linguagens de programação). Aconselho o seu uso e além do Code Highlight para muitas linguagens de programação, destaco também a sua capacidade para gravação de Macros que simplificam a execução de tarefas repetitivas.

PSPad ““ Outro editor de código muito parecido com o Notepad++, embora tenha algumas funcionalidades a mais entre as quais um cliente FTP incorporado, detectar diferenças no texto entre ficheiros, suporte para modelos (templates), editor hexadecimal, browser Apache incorporado, etc”¦

 

Edição de Imagem

 

Paint.net ““ Software para criação e manipulação de imagens. Este programa conta já com uma lista grande de funcionalidades muitas delas considero mais fáceis de usar que os concorrentes pagos.

 

Servidor de E-mail

 

HMailServer ““ Servidor gratuito de e-mail, com suporte para os 3 protocolos de e-mail Pop, Smtp e Imap. Existe também no site uma versão do Roundcube (Sistema de Webmail) alterada para trabalhar com o Hmailserver. Em tempos criei um pequeno manual que pode ser acedido aqui.

 

Servidor Proxy

 

FreeProxy ““ Servidor proxy gratuito, destaco a facilidade de instalação e utilização, pode ser utilizado para partilhar o acesso á internet ou para controlar o mesmo acesso, permite controlar o acesso de várias formas entre as quais mediante a introdução de um nome de utilizador e password, bloquear ip”™s, bloquear listas de sites, etc”¦

 

Ferramentas de Programação

 

SharpDevelop ““ Alternativa gratuita ao Visual Studio da Microsoft, embora considere este um dos produtos mais bem conseguidos da Microsoft o preço é extremamente proibitivo. Embora existam as versões express do Visual Studio que são gratuitas, este produto tem funcionalidades que só estão disponiveis nas versões pagas do VS.

Linguagens Suportadas: Boo, C#, F#, ILasm, Python e VB.net permite também criar setup”™s de instalação para as soluções criadas nas linguagens referidas.

TortoiseSVN ““ Um interface simples e fácil de usar, que se integra na shell do windows que permite fazer utilizar facilmente o sistema (Sub)Version Control.

Nsis ““ Permite criar sistemas de instalação e desinstalação para utilizar em Windows, através da criação de scripts numa linguagem própria, os exemplos que são instalados conseguem contemplar os instaladores mais comuns como estes exemplos estão muito bem comentados consegue-se facilmente perceber a dinâmica da linguagem e adaptar ás nossas necessidades.

2 pensamentos em “Windows (não Microsoft)”

  1. Bom Post.

    Gostaria de acrescentar algumas ferramentas:

    Gerador de PDF”™s – PDFCreator (http://www.pdfforge.org/products/pdfcreator) – Do melhor que tenho experimentado.

    Antivirus:

    Avira AntiVir Personal (http://www.free-av.com/) – Excelente antivirus. É o que eu uso e recomendo.
    Avast (http://www.avast.com/) – Igualmente free para home users.

    Ferramentas de Programação:
    Eclipse (http://www.eclipse.org/)
    Netbeans (http://www.netbeans.org/)

    Browser:
    Firefox (www.mozilla.com/firefox/)
    Opera (www.opera.com/)

    Cliente de email:
    Thunderbird (http://www.mozillamessaging.com/en-US/thunderbird/)

    Visualização DVD e Videos
    VLC (www.videolan.org/vlc/)

    Alguns destes softwares existem para Linux e Mac também.

  2. Aproveito também para acrescentar:

    Filezilla: cliente ftp
    GIMP: o “photoshop” open
    gnuplot: gráficos (win/linux)
    xemacs: poderoso para editar código (win/linux)
    recuva: recuperação de ficheiros “apagados”
    openoffice: um office open com todas as funcionalidades (win/linux)
    xamp/wamp: apache + MySQL + PHP; montamos um servidor em menos de nada 🙂 (win/linux)
    Foxitreader / PDF-XChange Viewer: alternativas ao acroreader

    saudações.

Os comentários estão fechados.