Btuga Encerrado por Medida Cautelar…

é uma mensagem muito semelhante a esta que se vê quando se acede ao dito site!!!
Nas minhas leituras diárias pela internet é impossivel não tropeçar em tópicos relacionados com este tema, cada um expressa a sua opinião, uns tem pena outros nem por isso…

Espero que o encerramento seja permanente, sou contra a pirataria seja ela feita contra quem quer que seja! Muitas pessoas não sabem que o software custa dinheiro, pensam que é só fazer download e instalar e pensam que o crack que usam para crackar o programa a ou b faz parte… durante muito tempo fui participante assiduo dos newsgroups da Microsoft e havia por lá muitas vezes utilizadores a perguntarem porque é que o crack xpto não funcionava e que era inadimissivel de uma empresa como a Microsoft tal coisa, isto demonstra a total ignorancia de certas pessoas, ninguem nasce ensinado, mas sites como o btuga só piorm as coisas… já perguntei a pessoas que usam unica e exclusivamente software pirata se elas gostavam de trabalhar arduamente meses a fio e no fim quando começariam a colher os frutos do trabalho de meses aparecia alguém com o trabalho feito mas gratuito, a resposta é sempre a mesma “mas isso é diferente!” NÃO não diferente é exactamente a mesma coisa, piratear ou crackar um programa é crime exactamente igual a entrarem em minha casa e roubare-me as minhas coisas, não sei se é visto assim pela lei, e se o é então a lei está a ser mal aplicada…

Se as pessoas tivessem que pagar o software que usam concerteza dariam muito mais valor a quem perde horas e horas a trabalhar em projectos que no fim são distribuidos gratuitamente…

E não são só os utilizadores domesticos que usam software pirata e desconhecem os custos do licenciamento do software que usam existem muitas empresas que usam software pirata umas são enganadas pelas empresas de TI outras fazem-no para evitar custos… se a ASSOFT andasse mais no terreno sites como btuga deixariam de ter razao de existir!!!

Não fechem o o BTUGA…

97 comentários em “Btuga Encerrado por Medida Cautelar…”

  1. A ASSOFT??? a ASSOFT só procura pirataria da Microsoft, mais nada… afinal é ela que lhes enche os cofres…

  2. Tambem procura pirataria da Microsoft porque a Microsoft lhe dá meios para, tenho conhecimento de multas por utilização de Autocad, adobe’s e symantec’s, porque sao programas que são facilemente identificados e o processo de licenciamento é conhecido… se eu pegar num software xpto que a licença está escrita em coreano, como é que a ASSOFT vai saber se é legal ou não… e por vezesos acordos de licença mesmo escritos em portugues ou ingles ficam duvidas quanto à licitude do software!!!

    O que está em causa não é a ASSOFT nem a Microsoft, o que está em causa é esses serviços que deturpam o conceito de licenciamento, ou seja quem começa agora na informatica quase sempre é autodidacta e não tem conhecimento do qué ao fazer download por exemplo do office está a ROUBAR!!

  3. Concordo contigo… só digo é que devia existir uma entidade que fosse reconhecidamente neutra para esse tipo de investigação… a ASSOFT não o é nem de perto nem de longe… naturalmente que já multou por software’s não microsoft, mas é a microsoft que de vez em quando lhe “conta coisas ao ouvido” para irem à cata de ilegalidades…. o que me faz obviamente questionar a neutralidade de tal organização….

  4. A questão da neutralidade é relativa, senão fosse a Microsoft era o Governo e a caça à multa… acho tambem que portugal ainda não está preparado para a repreensão, primeiro apontar esforços para formar e sensabilizar as pessoas que:
    CRACK = ROUBAR

  5. eu usava o btuga para conhecer novas bandas, sacar as musicas e se gostasse comprava o cd original. sou um criminoso?? ou criminoso é termos iva a 21% nos cds de musica?? nao saco do btuga saco de outros sites.. Nunca vai mudar isso.

  6. Olá António,

    Compreendo o teu ponto de vista mas este é mais um daqueles temas tipo futebol e religião…

    Nunca gostei de me mostrar anti-microsoft nem doente a dizer “o Linux (ou BSD, ou outro qualquer) é que é bom!”.

    A verdade é que costumava até dizer “eu nunca paguei por nenhum produto da Microsoft, por isso, quem sou eu para me queixar?”.

    No entanto, a partir do momento em que comecei a comprar portáteis, a coisa mudou de figura.

    Comecei a pagar pelo Sistema Operativo, quer goste, quer não. E, dessa forma, já tenho legitimidade para me queixar sobre os produtos desenvolvidos pela MS.

    Caso não saibas, o software é o único “produto” vendido em que existe um disclaimer que és “obrigado a aceitar” e que diz que vem sem QUALQUER garantias. O software PODE ou NÃO funcionar.

    Achas isso correcto?

    Está certo que é errado utilizar software sem o licenciar (aliás, foi a defender isso com unhas e dentes que o tio Bill criou a Microsoft! ele não concordava com a partilha de programas que davam tanto trabalho a fazer…) mas, aparentemente, não foi isso que fez a Microsoft deixar de crescer como cresceu.

    Tenho pena é das pequenas software houses…

    Mas acho que, se apenas fosse obrigatório licenciar software caso este seja utilizado com fins comerciais, que tudo correria muito melhor!

    Sabes o preço absurdo que custa uma suite completa do Office? Ou um autocad?

    Ora, vais pagar para aprender a utilizar o software?

    Não me vou alongar muito mais porque digo, novamente, que este é um tema tipo religião ou futebol: há 2 faces da coisa e nada é 100% correcto ou errado.

    Hugz,
    Luis

  7. Só que muitas pessoas não fazem ideia que ao fazer download de um programa da internet estão a roubar.

    Luis imagina que estás meses a fio a desenvolver um software (seja a plataforma qual for) e no dia que o mostras e poes a correr aparece no mercado o mesmo software mas de borla… perdes-te uns meses investis-te na tua formação e para quê???

    Para testar tens os trials… no caso da Microsoft tens trials que chegam a durar 6 meses (Visual Studio 2005 Team Edition) e qualquer programa te dá um tempo para testar e ver se queres ou não o software… até no Windows tens 30 dias…

    Quanto ao office será que as features extra que não estão incluidas por exemplo no OpenOffice valem quase 500 €… também tens trials do Office salvo erro de 30 dias por isso quem quiser experimenta e avalia se se justifica o investimento… um trolha não cracka uma betoneira tem que a comprar ou trabalhar à mão logo quem precisa de ferramentas para trabalhar tem que decidir se vale ou não a pena o investimento…

    Não estou a defender a Microsoft, mas quando os homens têm razão temos que a dar!!! Quem sofre com a pirataria não é só a Microsoft, decerto estes são os que sofrem menos, com certeza sofre muito mais as pequenas softwarehouses porque 100 ou 200 licenças pode significar a sobrevivência da mesma…

    Outra coisa sempre achei que a pirataria fazia parte da politica da Microsoft, porque usasse ilegalmente e fica-se presos pois não se conhece mais nada, e quando se vai para o mercado de trabalho só se quer janelas…!!!

  8. @s0ulfly

    Para conhecer novas bandas tens o MySpace já “sairam” de lá bandas que hoje em dia são cabeças de cartaz!!

    Para avaliar as musicas tens as radios!!

    Não leves a mal a minha resposta é só o que eu penso!!!

  9. no myspace ouves 3 ou 4 musicas…
    da radio nem entres por ai. é so musica comercial.
    desapareceu o btuga mas ha outros sites pra fazer o download. eu sou contra o original! vivam as copias piratas, viva o BTUGA!

    BTUGA lives in us! lol

  10. Boas,
    Antonio Campos, eu não tenho muita formação neste tipo de assunto, mas a que tenho serve para perceber que o btuga È LEGAL! Porque? Porque o Btuga no aloja qualquer tipo de ficheiro pirata, os utilizadores do programa é que o trocam entre si, acabando os utilizadores por cometer um “crime”. O site Btuga informava os seu utilizadores deste assunto, automaticamente ao retirar qualquer conteudo da internet (filme, jogo etc) o utilizador seria o “criminoso” e NÃO O BTUGA!
    Se calhar ainda não deves ter percebido:

    PIRATARIA É CRIME, O BTUGA NÃO!

    Comprimentos

  11. Na lei contempla uma coisa que se chama “favorecimento a…” concerteza já ouviste na televisão que o fulano xpto foi preso por favorecimento à prostituição, ou btuga favorece a pirataria e como tal apesar de não estar a cometer directamente o crime está a fazer com que seja possivel cometer o mesmo e a permitir que o mesmo aconteça sem o denunciar a quem de direito logo está a cometer um crime, certo???
    Quem escreveu o texto que te referes é o principal interessado em que o site ande logo não iria escrever algo com dolo para ele mesmo… poe-te no lugar dele ias dizer atenção que este site é ilegal, e quem usa poderá sofrer as consequencias?? não acredito que o farias, nem tu nem ninguem!

    Eu seguro na pistola tu puxas o gatilho quem é que deve pagar pelo crime?

  12. Esqueçam a Microsoft e as grandes empresas.
    Esqueçam as empresas discográficas.
    Esqueçam as editoras de livros.
    Esqueçam os autores dos livros.
    Esqueçam o programadores.
    Eequeçam os músicos.

    Mas não esqueçam a Lei.

    É proibido instalar software/ ouvir música/ ler livros/ ver filmes que não se pagou, quando o autor quer que se pague.

    É punido por lei facilitar crimes.

    Um grupo de humanos sem Lei é um grupo de bestas. Quem não concorda com a Constituição da Republica e o corpo de Leis que existe em Portugal pode propor uma alteração à Lei, existem mecanismos para isso.

    Ou podem sempre emigrar para outros paises onde não há leis e quando um faz o que quer. Mas não se queixem se forem roubados e ninguém fizer nada se querem poder cometer crimes à vontade não sejam hipocritas, vão morar para outro sitio onde isso seja possivel!!!

  13. Rui Sousa tens o meu respeito!!

    Pelas opiniões que tenho visto por essa internet fora são poucas as pessoas que concordam com o que tu e eu estamos aqui a defender!!

    Talvez um dia caiam na razão, só não quero que sejam assaltados e a policia não faça nada, como desejam agora!

  14. como é k kerem comparar o download de musicas com assaltos e policias e essas tretas?? as proprias bandas tem interesse nos downloads da sua musica. nao venham com hipocrisias porque se nao fossem os downloads muitas bandas nunca tinham chegado onde chegaram. como os linkin park por exemplo.
    o btuga favorece tanto a pirataria como a internet. fechem a internet pode ser k acabe a pirataria…

  15. rui sousa nunca leste um livro que nao tenhas pago?
    parabens vais para o céu

  16. é engraçado estarem tanto a favor da luta contra a pirataria quando o youtube por exemplo é bem pior do que o btuga, ai é verdade mas esse pertence a uma multinacional e dá muito lucro, por isso vamos é akabar com os mais pequenos, e coitadinhos dos musicos e das editoras ke perdem tantos lucros, os artistas menos difundidos precisam de lucros para evoluir e por vezes disponibilizam o trabalho gratuitamente para difundirem mais o seu trabalho, já os artistas de mainstream são rikicimos e nem por isso baixam o preço dos cd’s, ke leh custaram um kuarto do valor ke cobram, e não me venham dizer ke as comissões de produção material, etc…vem tirar os lucros todos. O mesmo se passa com as editoras de jogos, a EA sports por exemplo é capaz de lançar um novo jogo todas as semanas, muitas vezes de qualidade duvidosa, mas nem por isso baixam os preços, mas como são empresas que tem milhões de euros de lucro e sabem ke vendem não estão preocupados em respeitar os consumidores. Por estas razões e muito mais não pessam respeito as consumidores kuando eles proprios não são respeitados. “é contra a lei, é contra a lei” pois é isso já sabemos, o problema é ke a lei está mal, por isso é que o mundo está como está. Ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez pior.

  17. Como é que se pode dizer favorecimento se os downloads são feitos das casas de cada um? O Btuga não pode e nem deve invadir a privacidade de um cidadão. No byte que atravessa o servidor, não está evidenciado se é legal ou não. Ainda hábem pouco tempo o tribunal Italiano condenou uma empresa privada que estava a controlar os ips dos cidadãos.

    Só os mandatários de um tribunal é que podem controlar este tipo de tráfego. Se o Btuga fizesse qualquer tipo de controle, estaria a ir contra a constituição.

    Deixem-se de tretas. Querem prender alguém? Que comecem pelas centenas de milhares de utilizadores portugueses que sacam ficheiros ilegais através de servidores P2P. Qualquer tentativa de expor o Btuga a situações ilegais, não passa de desinformação. Aconselho aos desinformados a lerem a página do thepyratebay. http://thepiratebay.org/legal . Informem-se antes de virem com especulações sem fundamento.

  18. Mas ouçam lá, se não querem que se saque seja o que for, porque raio querem fazer os cidadãos pagar tanto por um cd que seja?
    Há pessoas que nem dinheiro têm para se alimentar como podem comprar seja o que for?
    Eu pessoalmente posso dizer que não estou mal na vida, mas acham que pagar 7 contos por mês só em Internet é pouco?
    Para não falar que nem um quarto das músicas que ouço, são de álbuns comerciais (pelo menos perto de mim), ou raramente aproveito mais de três músicas de um único álbum.. Não sei se me faço entender, mas não quero andar a pagar ao estado, ou seja a quem for, para ter coisas de que não gosto!
    Assim como de jogos, que hoje em dia é raro haver um de que aguente jogar mais de uma semana!
    É só uma pequena perspectiva, porque não é tudo o que penso…

  19. És contra a pirataria? Bem das duas uma ou és rico e podes dar 400euros por um software(ex:windows), ou és um azeiteiro que trabalha pra uma empresa da microsoft!
    Se não fossem os piratas, os jogos e softwares k vemos a preços relativos, bons e baixos estariam ao dobro ou triplo do k estao hoje…por isso pensa um bocadinho e viva a pirataria!
    Vou te dar um exemplo…em Portugal… ouve uma polemica das musicas em mp3 de downloads piratas e essa cena da SPA…pois meu amigo um cd custa cerca de 15 e 20 euros…antes de sair pro mercado…um cd ao ser feito custa cerca de 0.05 centimos…o cantor recebe 25% dos cds vendidos e a editora outro tanto e a puta da sociedade de autores fica com o resto!…isto e so um exemplo por isso pensa bem antes de falares…viva o BTUGA e todos os seus derivados!

  20. Nuno Assis!!

    É fácil de as pessoas falarem, e defenderem a ilegalidade destes sites como o btuga, essas pessoas de certeza não tem dificuldades financeiras, porque toda a gente sabe que o pais está em crise… Acham bem alguns tipos de software custarem tanto como um pc novo?… Se esse software não fosse tão caro as pessoas compravam-no legalmente… A culpa da pirataria é somente das emprezas que vendem o software. Vou dar um exemplo: -Se o novo windowns custá-se 25€ toda a gente o teria legalmente não recorreria a estes sites piratas… Seria bom para os compradores e para os vendedores porque os consumidores tinham-no a preço baixo e a microsoft lucrava bastante com a enormissima quantidade de software que vendiam… Mas não só é o caso dos downloads ilegais, também é conhecido o caso da pirataria da tv cabo… ex: porque eide ter tv cabo a pagar 80€ por mês quando posso tê-la de graça? Simples baixem o preço para 5€ que cerca de 8 milhões de pessoas colocam-na.

    Esta minha opinião é um pouco exagerada, mas é o que penso…

    Esta é a minha opinião!!!

  21. Eu não tenho nada a ver com a tua vida privada, antónio campos. não sei as tuas possibilidades económicas… mas há muita gente que não pode dar-se ao luxo de pagar 800 € por um produto da microsoft office, que por vezes precisam muito.
    Não são todos que dão 600 € por uma versão ultimate do windows.
    Sabes o que é aqueles pais dificultados que querem dar tudo aos seus filhos, mas à s vezes nem sequer o podem fazer porque não têm 20 € para dar por um simples filme…
    Eu “era” utilizador do btuga e via nos comentários dos utilizadores muitos: “mais um para a minha filha”, “o meu filho vai adorar”, ou “mais um para a criançada”. e o btuga não tinha so produtos ilegais, tb tinha software freeware, completamente legal.
    Agora já não tenho sitio para ir buscar os filmes que eram utilizados paras as noite de familia muito raras que temos aqui por casa. Agora até para ter um momento de lazer como costumava ter vou ter de ir gastar 20€ num filme, que dá para apenas uma noite…

    Já agora, explica-me uma coisa… quando eu entro nesta tua página, que suponho que tu sejas o webmaster, reparei que o teu “favicon” ( o icone ao lado do endereço da página ) é o simbolo comercial, o logotipo, da empresa blubster.
    sendo tu o webmaster, por acaso pediste permissão à empresa blubster para usar o seu icon??? Se não também tás a infringir a regras… é crime usares os simbolos registados duma empresa.
    e o mais engraçado é que a empresa da qual suponho que “roubaste” o icone é uma empresa cujo seu software serve para partilhar ficheiros de músicas P2P, um sistema parecido com o btuga.

    fica e pensa bem nisso

  22. Meus amigos…
    Vocês que se assumem contra a pirataria, nunca gravaram um disco de vinil para uma cassete (se calhar não são desse tempo), nunca tiraram fotocópias a um livro? Ou será que agora já não estamos a falar de pirataria?????
    Deixemo-nos de hipocrisias!!!!

  23. Enquanto nao baixarem os preços lixam-se-se com os downloads, pa aprenderem, ao menos nisso fazemos alguma cena…os ingleses é que têm cerebro, aumenta-se a gasolina, então anda-se de bicicleta, os lucros descem tanto, que o preço da gasolina volta a descer…

  24. Depois de ouvir as declarações da Srª. Inspectora da P.J. corroboradas por um GÉNIO da pesca claro porque de Informática pouco sabe, isto tudo na SIC, fico com a impressão que, uma vez que a PJ tem o direito de mentir descaradamente, seja por desconhecimento ou deliberadamente, os internautas tem a ligitimidade de mostrar a estes senhores, criminosos eles, porque acusam públicamente e sem qualquer julgamento ou sentença da justiça, tem TODA a ligitimidade de combinarem e consertarem acções de protesto junto da ASAE da PJ e até da SIC. Para quem não viu a reportagem devo dizer que a Srª Inspectora chegou mesmo a dizer que era uma questão de contas, 200 mil utilizadores a sacarem 1 filme por 5 euros cada era uma enorme fonte de receitas para estes sites. Ou eu não percebo nada disto ou ando enganado pois tenho partilhado algumas coisas sem pagar nem um centimo, para os tais sites claro. Só quem desconhece a realidade ou quer denegrir as pessoas é que faz afirmações tão absurdas. Talvez esteja na hora dos hackers portugueses responderem á altura para alguns site representantes destes mentirosos da ASAE.

  25. @tio patinhas
    Existem outras formas de uma banda se dar a conhecer sem ser pela pirataria, existem espaços como o MySpace onde novas bandas de podem “mostrar” e conquistar potenciais fãs.

    @Jorge Nunes
    O que dizes é certo e sabido em Portugal a cultura é considerada luxo paga 21% de iva, acho bem que se criem iniciativas que visem combater isso, e se achas que pirateares é o caminho para mudar isso tens o meu e com certeza o apoio de muitos mais que discordam dos preços da cultura.

    @Revenge
    O caminho mais fácil é cortar o mal pela raiz, se acabam com os sites de pirataria acabam com a pirataria domestica.
    Quanto ao PirateBay com sede na Suécia onde a lei é mais permissiva do que em Portugal. A partir do momento que que gere o PirateBay parte para os insultos perde toda a razão por muito que a tenha.

    @SlipKast @Spider Web @Lol
    Vamos em conjunto criar iniciativas boicotes o que for para se descer os preços, se houvesse um movimento geral um boicote sem fim determinado à compra de cd’s, livros etc talvez os lá de cima se apercebessem que algo não está bem!

    @Circle Closer
    Nenhum dos adjectivos que usas me caracterizam, a tua educação e linguagem reflectem perfeitamente o género de pessoas que apoia a pirataria!

    @Nuno
    Posso-te garantir que consigo instalar num computador todo software que necessitas a custo 0 sem recorrer a pirataria! Quanto ás vendas em quantidade concordo contigo, mas o problema é que nem que houvesse preços mais baixos a mentalidade mudava, a licença do Winrar custa 23 € e no entanto o programa é crackado e distribuido nos p2p!
    Se quiseres posso-te ajudar a instalar todo o software que necessitas num pc sem gastar um cêntimo e tudo legal!

    @mauro_1
    Não eu não sou rico e tenho muito software da Microsoft legal e não pago os valores que falas, como gosto de ter sempre as novidades e testar comprei isto https://partner.microsoft.com/actionpack que por uma anuidade acessivel me dá acesso a ter sempre as ultimas versões dos softwares da Microsoft!
    Sabes quanto custa alugar um dvd na blockbuster??? E se são assim tão necessitados como é que têm computador e internet ??? não acredites em tudo o que te dizem!
    Quanto ao icon faz parte dos demos oferecidos quando compras este software http://www.axialis.com/ que custa $39.95, se leres a licença o seu uso é perfeitamente licito! estás a ver um software 5 estrelas que ainda oferece uns icons todos catitas por +- 35 euros.

    NOTA: Por uma questão ética manifestei-me contra os downloads ilegais, também já os fiz e não me arrependo só que quando se está do outro lado (comercializar ou produzir software) é que conseguimos ver o impacto que os mesmos têm…
    Uma coisa que ninguém refere é que o dono do btuga era a única pessoa na rede que não tinha espirito de partilha se não queriam ter limites tinham que fazer uma “doação”… noutro contexto era considerado chulo assim é um santo.

  26. Bem, se querem cortar o mal pela raiz. A ASAI devia encerrar todos os servidores de internet em Portugal. SAPO, NetCabo, Netvisão etc, todos deviam ir pelo cano abaixo. Estes servidores, ao deixar que os internautas tenham acesso aos serviços de P2P, também estão a contribuir para a pirataria. Aliás, a Internet está a contribuir para a pirataria. Só por estarmos a ler estes posts, estamos a contribuir para a pirataria.

    Já agora, tenho o Autocad e o Solidworks. No conjunto são mais de 5000 euros. Também me arranjas um equivalente a estes softwares de borla?

    Hoje em dia, vejo putos a brincar com o photoshop, exel (como deve ser, não só para fazer tabelinhas), autocad, corel etc. Se não fosse o fácil acesso a estas ferramentas, só quando chegassem a Universidade ou só quando começassem a trabalhar. Isto deixa-me a pensar o quanto o pais está a ganhar com esta democratização de informação. Hoje em dia, numa qualquer média indústria, saber o autocad, por exemplo, já não é uma mais valia. É uma obrigação. No Btuga, podias encontrar estas ferramentas assim como ajuda de muitos doutores, engenheiros, médicos, professores quimicos, matemáticos, talvez um catedrático e muitas outras áreas profissionais. Aquilo era uma comunidade com pés e cabeça.

    PS: Fico a imaginar, se muitos os que andaram na Universidade e que agora vem aqui com falsas vergonhas, se só estudaram em livros comprados ou emprestados da biblioteca.

  27. Isto é tirado do diario da republica nº 199 de 24 agosto de 2004:

    1 “” A presente lei regula o disposto no artigo 82.o
    do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos,
    aprovado pelo Decreto-Lei n.o 63/85, de 14 de Março,
    na redacção dada pelas Leis n.os 45/85, de 17 de Setembro,
    e 114/91, de 3 de Setembro, pela lei que transpõe
    para a ordem juridica nacional a Directiva
    n.o 2001/29/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho,
    de 22 de Maio, e pelos Decretos-Leis n.os 332/97 e
    334/97, ambos de 27 de Novembro.
    2 “” O disposto na presente lei não se aplica aos computadores,
    aos seus programas nem às bases de dados
    constituidas por meios informáticos, bem como aos equipamentos
    de fixação e reprodução digitais.
    Artigo 2.o
    […]
    Com vista a beneficiar os autores, os artistas intérpretes
    ou executantes, os editores e os produtores fonográficos
    e videográficos, uma quantia é incluida no preço
    de venda ao público:
    a) De todos e quaisquer aparelhos mecânicos, quimicos,
    electrónicos ou outros que permitam a
    fixação e reprodução de obras como finalidade
    única ou principal, com excepção dos equipamentos
    digitais;
    b) Dos suportes materiais virgens digitais ou analógicos,
    com excepção do papel, previstos no
    n.o 4 do artigo 3.o, bem como das fixações e
    reproduções que por qualquer desses meios possam
    obter-se.
    Artigo 3.o
    […]
    1 “” A remuneração a incluir no preço de venda ao
    público dos aparelhos de fixação e reprodução de obras
    e prestações é igual a 3% do preço de venda, antes
    da aplicação do IVA, estabelecido pelos respectivos
    fabricantes e importadores.
    2 “” Sempre que a utilização seja habitual e para servir
    o público mediante a prática de actos de comércio,
    o preço de venda ao público das fotocópias de obras,
    electrocópias e demais suportes inclui uma remuneração
    correspondente a 3% do valor do preço de venda, antes
    da aplicação do IVA, montante que é gerido pela pessoa
    colectiva responsável pela cobrança e gestão das quantias
    previstas na presente lei.
    3 “” Para os efeitos do disposto no número anterior,
    e em ordem a permitir a sua correcta exequibilidade,nas condições supramencionadas, aparelhos que permitam
    a fixação e a reprodução de obras e prestações,
    celebrar acordos com a pessoa colectiva referida no
    número anterior.
    4 “” No preço de venda ao público, antes da aplicação
    de IVA, de cada um dos suportes, analógicos e digitais,
    é incluida uma remuneração, nos termos a seguir
    indicados:
    Suportes Remuneração
    (em euros)
    Analógicos:
    Cassetes áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
    Cassetes video (VHS) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,26
    Digitais:
    CD:
    CD R áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,13
    CD R data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,05
    CD 8 cm . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,27
    Minidisc . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
    CD RW áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,19
    CD RW data . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
    DVD:
    DVDR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,14
    DVDRW . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 0,30
    DVDRAM . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1,00
    Artigo 4.o
    […]
    1 “”[Anterior corpo do artigo.]
    2 “” Para os efeitos da aplicação das isenções previstas
    no número anterior, os organismos por este abrangidos
    devem apresentar, no acto da compra dos aparelhos
    e suportes, uma declaração emitida pela pessoa colectiva
    responsável pela cobrança e gestão das quantias previstas
    na presente lei, de onde conste que a utilização
    dos mesmos se integra numa das situações de isenção
    consagradas.

    Agora, gostava de saber explicações válidas para as seguintes questões:

    –se é proibido copiar conteudos protegidos, então porque razão pagamos impostos por fazê-lo? se temos a fama, então é suposto termos o proveito!

    –porque é que tenho que pagar impostos para esses parasitas da industria cinematográfica e musical, quando vou comprar cassetes ou dvds para guardar videos caseiros da infancia do meu filho ou de outras festividades particulares?

    –se existe uma situação de isenção, porque é que não é posta em prática?
    de todas as vezes que questionei o imposto quando compro material virgem, respondem-me sempre que o preço é unico, cobram o preço do material sem adição do imposto na loja, pois o imposto já está inserido no preço final e não pode ser removido.

    –porque é que este imposto nunca é divulgado na televisão? e em vez disso aparecem sempre os representantes da industria a fazerem-se de coitadinhos?

    –porque é que já vi vários artistas a queixarem-se que não vendem discos devido à pirataria na internet, mas se procurarmos por trabalhos desses musicos não aparece nada?

    Isto é tudo uma grande tanga… em itália já aprovaram que copias desde que não sejam para vender nao são ilegais, e é isso que tem que ser feito em todo o lado.
    quem é que garante que as pessoas que consomem cópias, iriam comprar originais (que são copias na mesma) se não tivessem copias para consumir?
    um pasteleiro se quiser vender 500 pasteis de nata, tem que gastar material e tempo a fabricar esses 500 pasteis, mas estes srs fabricam um pastel de nata e vendem o mesmo pastel a 500 clientes diferentes, como é que não hão-de estar ricos?

    o que temos é empresas corruptas a fazerem pessoas pagarem impostos para eles mesmo sem estarem a copiar nada deles, e enquanto isso durar, eu digo pró diabo que carregue essas industrias corruptas, vão é trabalhar.
    admira-me como é que ainda têm o desplante virem para a televisão fazerem-se de coitadinhos.

    e outra coisa: copiar não é roubar!
    roubar é privar o dono de qualquer bem desse bem.
    se alguém tirou uma cópia dum livro, o livro não foi roubado, continuou na posse do dono dele.

  28. Para já, ninguém que comentou aqui se identificou como juiz magistrado, portanto, tudo quanto o que se disse em relação à ilegalidade do btuga cai por terra.

    Difamar é ilegal. Não sou Juiz, mas isto eu até sei…

    Quanto ao favorecimento para a piratiaria, não sei como será possivel provar em tribunal.

    Eu proprio posso colocar nesta mensagem inumeros links para um torrent, em que qualquer um pode (utilizando software LIVRE adquado) fazer o download de um programa freeware ou não., musicas filmes, etc, sem nunca ter tido contacto com um unico byte de informaçao ilegal.

    Duvido que alguem consiga entrar em minha casa, roubar-me sem tocar num único objecto COMPRADO por mim.

    O que eu sei, e que se calhar muitos não sabem, pelo menos aqueles que adoram opinar sem pelo menos terem tentado melhor informaçao do que aquela que lhes apareceu à frente enquando coçavam o dedo grande do pé depois de ter jantado algo que alguém lhes preparou, é que o btuga continha e espero que volte a conter, um dos maiores, senão o maior e melhor forum de esclarecimento de duvidas a nivel informatico e não só, com tutoriais feitos gratuitamente por membros da comunidade, das coisas mais simples (como corrigir algum erro do windows) a coisas completamente complexas, como programação…

    um tutorial do btuga a custo zero, comprar-se-ia numa livraria por 5o a 60 euros…

    Quem é que é pirata?

  29. Envio deste local a minha solidariedade ao Luis Ferreira, administrador de todo o serviço btuga, que embora não o conheça pessoalmente, reconheço todo o seu trabalho.

    A ele e a toda a sua familia, um abraço neste momento menos fácil.

    A ignorancia é o pai de todos os medos.
    E há aqui muito medo…

    “Quem me leva os meus fantasmas…”

  30. Que discussão que para aqui vai.
    Como o Luis Miguel Silva, isto (infelizmente) é daqueles temas que dá pano para mangas.

    Digo “infelizmente” porque não acho que seja um assunto que desse para tanta conversa.

    Para mim quem diz que é a favor da pirataria só significa:

    . Pessoas com uma capacidade intelectual baixa
    . Incapazes de se pôr no lugar das outras
    . Tapadas e muito limitadas

    Eu sei que por vezes dá jeito sacar músicas, é Ã pala. Estamos num pais em que o estilo de vida não é fácil para ninguém. Agora virem dizer que podemos ROUBAR o trabalho dos outros e MULTIPLICAR o trabalho dos outros assim sem mais nem menos….
    Não consigo conceber uma ideia dessas.

    Quem é a favor da pirataria e diz que se pode ignorar os direitos de autor, pense como seria trabalhar uma vida inteira para os outros e não receber nada em troca. Seria pior que uma prisão.

    Thanks…

  31. Cheguei aqui por acaso (à procura de noticias sobre o btuga) Como adoro uma boa discussão não pude deixar de expôr a minha opinião.

    Espero que possa ilucidar um bocado o que se passa aqui.

    Já ando nesta coisa dos computadores há 25 anos e desde sempre adquiri software ilegal, por quê? Porque é uma roubalheira!

    Comecei com um Timex 2068 com emulador de Spectrum 48k, já na altura um jogo original (não estavam à espera que uma criança pensasse em outra coisa, pois não?) custava 20 vezes mais que um copiado, as “companhias” de software a trabalhar a partir de qualquer garagem, sim porque na altura mais de 4 programadores era orgia, quiseram comer o bolo todo de uma vez! Saiu-lhes o tiro pela culatra… as cassettes não tem qualquer tipo de protecção… Golden Age!! Free for All!!

    Com o Commodore Amiga, surgiram as primeiras protecções e com elas os mais brilhantes crackers; Hybrid, Myth, Razor (ainda cá andam todos!) acharam por bem disponibilizar os seus conhecimentos para continuar a dar ao mundo o acesso a tudo o que havia e há.

    ORA PRESTEM ATENÇÃO, principalmente os falsos moralistas, se não fosse a pirataria o preço dos computadores seria astronómico e pertença de uma qualquer pseudo-elite, criando mais um ponto de disparidade social. A sociedade digital seria de uma minoria e o resto… tudo escravos!! Ou então não… convenhamos que se não houvesse pirataria não haveria sociedade digital, o que não seria particularmente mau mas eu gosto de pensar que a Humanidade só tem a ganhar com a partilha do conhecimento, sei lá! chamem-me filantropo se quiserem. Há muito que passamos o ponto sem retorno, voltar atrás neste momento é o primeiro passo para a dita escravidão. Não se deixem enganar por esses megalómanos, o dia em que acabarem com a disponibilização desta tecnologia à maioria da população será o último da vossa vida como a conhecem.

    E os direitos de autor? perguntam vocês. Se querem que seja honesto, não me lembro de alguma vez ter lido referência a qualquer tipo de cobrança por parte de; Aristoteles, Platão, Da Vinci, Camões, Newton ou Shakespeare, são milhares!!! não vamos por ai… Fica a noção que é o que importa. A história está mesmo mal contada… ABRE A PESTANA não são direitos de autor são roubo de intermediários!!

    A internet até vem facilitar a coisa mas são todos gananciosos, um autor que queira ver o seu trabalho recompensado não precisa mais do que trazê-lo para a internet, e dizer, “custou-me X fazer isto + Y à hora do tempo que trabalhei = Z, se cada um der um bocadinho posso continuar a trabalhar só nisto e produzir melhores coisas para todos nós, se não, ou divido o meu tempo a servir à mesa ou morro miserável como algumas das melhores personalidades da Humanidade” Ok esqueçam a última parte… Se criassem condições de transação tipo tira da carteira e dá ao moço da banca em vez de andarem prai a tentar ser mais que os outros (sim porque se se lembrarem o estado não pirateia… PUDERA O DINHEIRO NÃO É DELES!!!) talvez não fosse precisso roubar.

    A moralidade digital está ao nivel da conta bancária de cada um, nunca me negaram fotocópias na biblioteca da escola, mas que m**** vem a ser esta agora?!?

    LADRÕES SÃO ELES! PIRATARIA SIM! PORQUE OS POBRES TAMBÉM TEM DIREITO, A CULTURA NÃO TEM PREÇO E O CONHECIMENTO É DE TODOS!

  32. antónio campos, se fizeres o download do programa no site do blubster, vais ver que kando o instalares, o icone no ambiente de trabalho é igualzinho a esse que usas como favicon.
    De facto, a inspectora da PJ e o apresentador da sic denegriram muito a imagem dos sites P2P
    Desde quando é k eu, no btuga, tinha de pagar para fazer o download dum filme. Se fosse assim, o btuga não era de certeza um dos sites mais conhecidos de partilha. Depois o apresentador tb disse que akeles que tirassem eram obrigados a distribuirem-nos – não necessáriamente. Quer dizer tinhamos de fazer upload, mas era so kando quisessemos, para ter rácio.
    De todos os sites de partilha de fixeiros ilegais, os P2P são os menos ilegais… Não existe material ilegal no servidor, porque poderão ser acusados…
    Agora pesquisa na net que encontras montes de blogs/newsgroups que fazem partilha de fixeiros directa, alojados em servidores como o rapidshare, o hdd, e mts outros… esses já se justificavam ser fexados…
    as tentativas como esta de acabar com a pirataria acabão por ser um fracasso total…, claro que Á mt gente que não pode tar a gastar internacional, mas aqueles que têm condições vão sacar internacional, os conteúdos até chegam mais depressa e há em mt mais quantidade.
    Como se a situação económica da sociedade já não estivesse má, ainda temos de comprar filme a preços exuberantes mts vezes por causa dos impostos e das sociedades de autores e essas coisas..

    Olha esta que lembrei agora: – axas mal para aqueles que gastam dinheiro a fazer o filme e depois não têm lucro. Quem faz os filmes, têm mt dinheiro, mesmo que o gaste a fazer o filme, continua com muito dinheiro na conta bancária… quanto é k achas que os bancos não lhes dão de juros para quantias tão avultadas… só os juros dos bancos quando se trata de quantias enormes dá para viver uma vida bem boa… para que é que eles precisam de mais.

    Garden, concordo plenamente contigo.

    Esta discussão tá mt interessante.

  33. A internet: este bem tão precioso que já quase não nos conseguimos desligar, foi desenvolvido principalmente para a partilha de informação.
    Nunca para esta ser escondida ou comercializada. Fora do mundo real, este é um mundo livre, a informação circula e apenas graça à partilha desta por todos.
    Comercializar a internet, é ir contra os principios básicos desta – simplesmente não é moralmente correcto.
    Concordo que o trabalho deva ser recompesado. Não parecendo, a programação de software(de jeito), requer muito esforço e tempo dedicado. Mas claro, num mundo de gananciosos, isso não importo desde que sejamos servidos.
    O software muitas vezes(principalmente shareware’s) restringe a liberdade das pessoas. Porque razão não posso eu, se até recompesei o programador de um software, partilhá-lo com a minha familia ou amigos. Se eu gosto de um determinado software, espero poder “andar” com ele na minha pen e usá-lo em qualquer computador que venha a usar. Este direito, muitas vezes é proibido.
    Nem que um determinado software custasse o valor simbólio de 1€ para a sua simples aquisição, nem toda a gente o iria adquirir. Só o trabalho que têm de fazer para enviar essa recompesação, é preferivel fazer download de outro lado qualquer ou pedir emprestado a alguém para fazer para si uma cópia.
    Se calhar, o maior mal disto tudo, é a nossa maneira de pensar e agir em sociedade. Grande parte do mundo, simplesmente está-se nas tintas para

  34. A internet: este bem tão precioso que já quase não nos conseguimos desligar, foi desenvolvido principalmente para a partilha de informação.
    Nunca para esta ser escondida ou comercializada. Fora do mundo real, este é um mundo livre, a informação circula e apenas graça à partilha desta por todos.
    Comercializar a internet, é ir contra os principios básicos desta – simplesmente não é moralmente correcto.
    Concordo que o trabalho deva ser recompesado. Não parecendo, a programação de software(de jeito), requer muito esforço e tempo dedicado. Mas claro, num mundo de gananciosos, isso não importo desde que sejamos servidos.
    O software muitas vezes(principalmente shareware’s) restringe a liberdade das pessoas. Porque razão não posso eu, se até recompesei o programador de um software, partilhá-lo com a minha familia ou amigos. Se eu gosto de um determinado software, espero poder “andar” com ele na minha pen e usá-lo em qualquer computador que venha a usar. Este direito, muitas vezes é proibido.
    Nem que um determinado software custasse o valor simbólio de 1€ para a sua simples aquisição, nem toda a gente o iria adquirir. Só o trabalho que têm de fazer para enviar essa recompesação, é preferivel fazer download de outro lado qualquer ou pedir emprestado a alguém para fazer para si uma cópia.
    Se calhar, o maior mal disto tudo, é a nossa maneira de pensar e agir em sociedade. Grande parte do mundo, simplesmente está-se nas tintas para o que os outros pensam/fazem -desde que isso não interfira com os seus confortos próprios-.

  35. boas

    tava agora aqui a ler uma msg e digo-vos uma coisa a gente em portugal mais rica do que as pessoas dizem por ai!
    continuem a suportar as depesas tipo windows vista 600€
    que eu falo por mim continuo a sacar as coisinhas da net nao precisa de ser em Portugal!

    Copias sempre existiram e nunca vao conseguir acabar com as partilhas!

    cmps

  36. vao-se fuder este bando de xulos e hipocritas!! o btuga vai voltar! e vão ver que cada vez melhor e mais apoiado por kada um de nos”¦ Vivemos num pais livre? Façam um referendo”¦ não pelo btuga.. mas pelo direito á informação.. pela informação livre”¦ Isto é só mais um caso de censura.. enquanto lá fora continuam a vender alcool e tabaco em qualquer esquina, avisando que MATA!!! isso não é crime? não são uns bolsos de “fatos” cheios de impostos.

    E sabes pk há pirataria? pk vivemos num mundo controlado por gordos, pançudos, preguisoços, hipocritas, ambiciosos, chulos e corruptos!!!! Sabes pa onde vão mais de 30 MILHOES de euros este ano, vindos da EU? pa onde vão os impostos que pagas todo o ano.. por trabalhar.. comer, beber, estacionar, conduzir, ter casa,? … sabes? em sei.. E sabes kuanto dinheiro qualquer editora de filmes, jogos, MICROSOFT, desperdiça em publicidade? e pagas issu td ao comprar o produto.. fora os impostos..
    E kuanto a microsoft!!! So foi pena não kair lá um avião no 11 de setembro… os fdp do bill anda em campanhas de solidariedade… lol roubou a idea que o poz riko.. e tem uma kasa, que trokada por komida engordava afrika inteira!!!! Não me venhas falar de crimes o gordinho orgulhoso 😀

    “António Campos powered by WordPress Hosted by Me… 😉 ”

    SHARE!!!

  37. Somando tudo, indica Paulo Santos, o Estado perde, por baixo, um valor superior a 15 milhões de euros em receitas fiscais e parafiscais. Perdem, de igual modo, as lojas de aluguer “No último ano encerraram 170”, lembra, advogando que, “perante uma factualidade desta natureza, não há dúvidas de que o sector do aluguer está a ser extremamente martirizado pela pirataria”. É por isso que Jorge Pinto, da ACAPOR, exige medidas urgentes, quer para a pirataria das feiras, como da Internet, sendo que “ambas estão descontroladas”. E se a primeira, presume, “vai desaparecer por culpa dos próprios piratas e da lei da concorrência, porque antes um filme pirata custava 10 euros e agora cinco custam cinco euros”, já a segunda vai manter-se: “Não se fez quase nada de significativo em Portugal nesse combate”, censura. “A ACAPOR teve de apresentar queixa contra o site nacional Btuga, quando o Estado nada fez após dois anos de denúncias da nossa parte”

  38. @Elisabete
    Uma coisa é partilhares algo que criaste e que estás disposta a partilhar outra coisa é a pirataria.
    Existem sites como o sourceforge onde utilizadores de todo o mundo partilham programas de uma forma legal, porque quem disponibiliza os mesmos são os autores, e garanto-te que nesse site encontras muitos programas a custo 0€ melhores do que os rivais comerciais.
    Não deturpes o significado de partilha. 😉

    @dan meam
    com a linguagem agressiva que utilizas jamais alguém te dará razão, por muita que possas ter, tenta ser menos agressivo e falar com mais conhecimento de causa e vais ver que começas a ser ouvido.

    @Preto
    Não tens que pagar 600€ pelo windows quando tens uma infinidade de opções a custo zero posso-te dar o exemplo do ubuntu, que é um sistema operativo extramamente facil de usar, tens é que ponderar se o que o xp tem de melhor em relação ao ubuntu vale 600€.
    Tenho quase a certeza mesmo que uses windows consegues arranjar software livre que faz o mesmo que o software pago ou neste caso crackado, tens é que ponderar sempre se o preço compenssa.

  39. Boas….
    Duvido k existam pexoas k ñ sabem k fzr downloads é crime….
    Com certeza k sites cm o btuga i otros são ilegais…”Tão ladrão é o que vai à vinha, como o que fica à espreita”…
    Tb é vergonhoso k “”o software é o único produto vendido em que existe um disclaimer que és “obrigado a aceitar” e que diz que vem sem kk garantias. O software pode ou ñ funcionar”….
    Mx kt a software, há mt bons programas gratuitos, que igualam ou ultrapassam, sem sombra de duvidas, mts programas pagos…
    Cm o OpenOffice tao bom ou mlhor k o MS Office, entre otros, pois existem mts….
    É vrdd k o preço dos cd’s d musica é 1abuso….mx s fizerem downloads d musica, façam só d discográficas estrangeiras, s ñ, daki a poucos anitos ñ exist nnhumma discográfica nacional…
    Tnho d concordar k fzr downloads é cm roubar…mx em ver d roubar podemos deixar d utilizar exe software…i utilizar 1software gratuito…inda por cima, nc s falou tanto d linux, por exemplo…
    Cumprimentos

  40. concordo com poucos discordo de muitos…

    senão querem pagar windows usem linux, já vi neste blog algumas dicas sobre este tema e conhecendo o dono garanto que se lhe perguntarem o que quer seja ele vai ou responder ou encaminhar-vos para quem vos responda…
    e como diz o rummes existem muitas e boas alternativas a quase todos os programas que usam….
    Engraçado é que as opinioes contra a pirataria sao bem escritas as contra usam palavroes sabem o é que isto significa???
    Pode nao significar nada mas diz muito…

    O importante é discutir estes assuntos e não faxer deles tabus!

    Bjs.

  41. Sr. António Campos,
    Sabe que ao ler os seus escritos tenho-me fartado de rir…
    Diga-me uma coisa, você k se faz passar por uma pessoa tão inteligente e culta e parece k ker fazer passar a mensagem de k todos nós somos burros, mas não somos… somos apenas pobres (e eu sei k para os ricos, a palavra pobre é sinónimo de burro), vc nunca gravou um disco para uma cassete? Enquanto andou a estudar (pelos vistos parece que andou) nunca tirou fotocópias a um livro? Ou será que isso para si já não se trata de pirataria?
    Deixe-se de hipocrisias, Ok?!!!!

  42. Lita,
    Não entre por ai, ok? Está a querer dizer que quem é a favor da pirataria são uma cambada de incultos (só porque dizem palavrões)? Minha amiga, repare então na lista dos acusados do processo Casa Pia, pessoas tão cultas, figuras tão distintas da nossa sociedade e TÃO PORCOS E NOJENTOS!!! (…mas são ricos, não é? coitadinhos!!!!).
    Portanto não me venha com falsos moralismos, k isso dava pano para mangas, ok?

  43. Tarrafal, quando escrevi o post ou qualquer uma das respostas não foi com o intuito de fazer rir ninguém essa não é minha area.

    Nunca me intitulei de nenhum dos adjectivos que me atribuis, por isso e se foi essa imagem que lhe chegou óptimo, nunca chamei burro a ninguém, a única coisa que referi foi a linguagem que é usada, o calão.

    Não sou rico nem nunca discriminei quem tem um estatuto economico diferente do meu, nem muito menos acredito em estereótipos logo acredito que a inteligencia não está ligada ao estatuto economico e posso-te dizer que algumas das pessoas mais incultas que conheço são favorecidas economicamente!

    E mais uma vez repito eu não disse que nunca tinha cometido algum acto ilicito só manisfestei a minha opinião contra.

    E acabas-te de me dar razão, em vez de defenderes as tuas ideias atacas as minhas… se reparares normalmente quem é contra a pirataria usa argumentos e quem é a favor da pirataria ataca e tenta tirar a credibilidade das opiniões dos outros, percebes-te??
    Eu não ataquei ninguem apenas demonstrei o meu ponto de vista, mas tenho a certeza que existem outros não sou omnisapiente muito longe disso… mas uma coisa é dizerem que a minha opinião é invalida e apresentar argumentos e corroborar os mesmos outra coisa é dizer que a minha opinião está mal porque tenho a mania!

  44. Como adepto do open-source, caso queira fazer um software livre que permita lêr ficheiros no formato OOXML ( http://blog.softwarelivre.sapo.pt/ ) tenho de pagar royalties ou assinar Non-Disclosure-Agreements, ou quaisquer outros tipos de direitos.

    Em alternativa, se quiser visualizar ficheiros nesse formato, terei que comprar um produto que custa centenas de euros.

    A salvação final poderá ser mesmo, em alguns dos casos, a pirataria…

    PS: dei este formato como referência mas existem muitos mais formatos que servem de exemplo.

  45. és só mais um corno manso.. que levas e fikas… é claro que digo “palavroes” kumu a menina dizia atras.. mas só kuando vejo a minha liberdade posta em causa. SABEM O K MERECIAM TODOS OS DIREITOS DE AUTOR??????? Um virus .. mas um tao bom que acaba-se com todos os registos informáticos… todos os vossos dados tão importantes e que dais tanto valor… mesmo não sendo vosso.. algo que é criado por um homem… é arte.. e essa arte é da humanidade… lol mas estes capitalistas egoistas é que lhe deram cor.. a VERDE!

    SHARE!!

    And kill this idiots!!

  46. Como adepto do open-source, caso queira fazer um software livre que permita lêr ficheiros no formato OOXML ( http://blog.softwarelivre.sapo.pt/ ) tenho de pagar royalties ou assinar Non-Disclosure-Agreements, ou quaisquer outros tipos de direitos.

    Em alternativa, se quiser visualizar ficheiros nesse formato, terei que comprar um produto que custa centenas de euros.

    A salvação final poderá ser mesmo, em alguns dos casos, a pirataria”¦

    Bom exemplo… esta é a desculpa da bofia contra os traficantes de droga…

    Primeiro dão a provar.. dps Paga! 😀

    o dono… não kero k ninguem m dê razão.. não vivo a pensar nos outros… mas é por kausa de mts km tu k o nosso pais anda assim..

    Os mendigos maiores não dizem mais, nem fazem nada. Sabem que é inútil e exaustivo. Deixam-se estar. Deixam-se estar. Deixam-se estar ao sol e à chuva, com o mesmo ar de completa coragem, longe do corpo que fica em qualquer lugar. by someone… inda m acusam de roubar os direitos de autor 😛

  47. António Campos,
    Eu não quiz de maneira nenhuma atacar quem quer que seja, nem tenho k de vir para aqui defender as minhas ideias… mas se quer saber, o que me intriga nos seus escritos é estar sempre a defender com “unhas e dentes” a sua teoria contra a pirataria (vc afirma tratar-se de um roubo!!!), quer então vc dizer que quem faz downloads da net não passam de uma cambada de LADRÕES, ou será que agora vai-me dizer novamente k não foi isso k quiz dizer?

  48. Recentemente houve uma guerra em que a Microsoft acusou o Linux de roubar patentes. Alegando que foi por outras razões, algumas empresas distribuidoras Linux ficaram com “medo” e se uniram à Microsoft (onde há fumo, há fogo). Logo posso concluir que existem patentes a serem infrigidas pelo Linux (e muito provavelmente também pela Microsoft) o que me leva a concluir que quem usa Linux também está a “roubar” direitos de autor…

    http://searchenterpriselinux.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid39_gci1255401,00.html

  49. Tarrafal só demonstro a minha opinião, e acho que a punição de quem favorece a pirataria é a coisa mais acertada, não quer dizer isso que eu nunca a tenha feito logo também sou ladrão!!
    Eu admito que a questão dá pano para mangas como já alguem disse!!!
    Dependo do ponto de vista podes tirar conclusoes diferentes, e não é por isso que a tua opinião deixa de ser valida eu publiquei o meu ponto de vista tu expressas-te o teu… não queria insultar nem rebaixar ninguém queria era ter uma discussão em que cada um defende o seu ponto de vista mas respeita o dos outros…

    Só respondo mais severamente quando partem para os insultos senão limito-me a aceitar e opinar sobre a opnião transmitida!

  50. …mas já k afirma que eu em vez de defender as minhas ideias venho atacar as suas, vou-lhe então dizer umas coisitas…
    Se quer que lhe diga eu sou inteiramente a favor da pirataria, e sabe porquê?
    Nem sequer vou entrar pelo roubo constante com que a gente se depara na compra de um cd ou dvd, porque isso é outra história… (isso tem a ver com os chulos que temos e sempre havemos de ter no poder).
    Quando vc vê nos media os (alguns) artistas (coitadinhos, k de artistas não têm nada, porque na maior parte dos casos se eles tivessem vergonha nem editavam cds com as suas musicas) a lamentarem-se porque não vendem cds porque os downloads na net e mais downloads na net lhe prejudica o negócio, deveriam ter vergonha de vir culpar seja quem for, pois eles esquecem-se que é graças a esses mesmos downloads que ainda vão vendendo alguma coisa e ainda vão fazendo alguns espectáculos, porque se não fosse a pirataria jamais esses mesmos artistas seriam conhecidos!!!
    Se quer saber eu sou musico, formei a minha primeira banda em 1985 e sabe qual o meu maior desgosto é que a net só tenha aparecido tantos anos depois… sabe o que é vc querer divulgar as suas musicas e ter que andar a gravar cassetes e a gastar rios de dinheiro em selos de correio para tentar que alguém ouvisse as suas musicas? não deve fazer ideia k já vi k não é desse tempo… sabe o que é não ser procurado para fazer concertos, porque sem ser os amigos ninguém mais sabia que a sua banda existia ou k tipo de musica vc fazia? Nem vc se calhar faz ideia do que eram esses tempos nem esses “artistas” mimados que já nasceram com a papinha toda feita imaginam o que era sofrer, mas por não conseguir divulgar o seu produto, e agora vêm fazer-se de vitimas.
    Eu nesse tempo, nem de férias podia ir se queria comprar um amplificador para a guitarra, ou um pedal de efeitos, enquanto agora isso é-lhe tudo oferecido pelas próprias marcas. Esses mesmos “artistas” que lutam contra a pirataria agora vão de férias para o estrangeiro, têm bons carros, casas… de onde vem o dinheiro, se como eles dizem que não vendem cds? Vamo-nos deixar de tangas, e não me venham atirar areia para os olhos, ok?

  51. Eu não quero ofuscar nem a tua nem nenhuma opinião, agora gosto de falar contigo já apresentas factos!

    Não conheço bem o mercado da musica sem que é um mundo à parte onde é muito dificil entrar tenho amigos nessa area e sei que não é facil… agora estão a usar o MySpace e sites propios das bandas qe representam e tentam atrair o maximo de pessoas aos seus sites oferecendo stremings gratuitos e diponiblizando as suas musicas no MySpace hoje mais do que nunca é internet é importante nesse aspecto mas não justifica certas coisas, nos trackers existem motores de busca ou seja tens que saber o que procuras ou seja obriga-te na mesma a fazer publicidade ou promover-te de forma a suscitar curiosidade.

    Não te consigo dizer o nome sei que na altura mencionaram isso na Antena 3 num dos festivais deste ano uma das bandas cabeças de cartaz foi uma banda que apareceu e cresceu no MySpace… não sei se já tens alguma coisa no MySpace se não tens coloca acho que é importante com a vantagem que no MySpace andam muitos “caça-talentos” e vais ter feedback de pessoas que entendem da materia…
    Sei que não te convenci quanto à pirataria, e não sei já tinhas visto a questão deste prisma!

    Já viste com ceretza nos telejornais a euforia antes dos concertos do Tony Carreira, pela conversa das fãs achas que o conheceram na internet ou sequer usam a internet? acho que não!

    É a minha opnião, só tentei que visses as coisas de outro prisma… o bom de viver num pais livre é isso podemos expressar a nossa opinião sem ter que olhar por cima do ombro.

  52. Meus amigos, para que tanta confusão? Eu sou do tempo em que gravava música da rádio para a cassete. Já na altura, dizia-se que as cassetes não tinham tanta qualidade para não fazer concorrência aos LPs. Enfim, em Portugal, na década de 80, poucos eram os miúdos que gastavam dinheiro a comprar LPs. Muitos contentavam-se a gravar os LPs do gajo rico da rua e a utilizar a aparelhagem dele para este efeito.

    Digo isto porque Portugal cresceu com uma cambada de ladrões e sem vergonhas. Nem sei como os Duran Duran poderam ganhar aquela miséria de dezenas de milhões de dólares (era o calão da altura).

    Lembram-se dos grupos de amigos que se juntavam com 2 videogravadores para gravarem os filmes alugados no videoclube? Isto quando não era o próprio videoclube a vender as cassetes piratas por um preço simbólico. Mais ladrões.

    Pois bem, sabem o que mudou do século passado para este século? Nada. Os jovens continuam a procurar formas de conseguir prazer a baixos custos. A única diferença é que agora os adultos estão a sofrer uma doença rara que provoca amnésia e, em alguns casos, cegueira. Andam armados em falsos profetas e nem sequer se lembram mais de quando eram jovens e tinham de viver com pouco.

    Para as crianças, isto chama-se o mundo das bestas dos adultos.

    Já ganhamos muito pouco, pagamos muitos impostos, temos de aturar com a corrupção desenfreada dos politicos camarários e dirigentes desportivos, temos de aturar com o hino do Toy ao ex-presidente da câmara de Lisboa e agora meus senhores, temos de nos privar do pouco que tinhamos. Nós os tugas somos mesmo umas grandes bestas. Adoramos a dar tiros no próprio pé. Apetece-me dizer: volta anos 80, tás perdoado!! Os seus adultos poderiam ser menos cultos e informados mas não eram a bestas arrogantes dos dias de hoje.

    Um abração ai gente do grande Btuga. Não desanimem. Este caso se for a tribunal, pode demonstrar o quanto hipócrita está a ser esta condenação. Não pensem que só os do lado do mal tem gente importante a defende-los.

  53. A todos os leitores:

    1º Gostava de salientar que o btuga é legal, faço das palavras do Nuno André as minhas, o Btuga não aloja qualquer tipo de ficheiro pirata, os utilizadores do programa é que o trocam entre si, acabando os utilizadores por cometer um “crime”. O site Btuga informava os seu utilizadores deste assunto, automaticamente ao retirar qualquer conteudo da internet (filme, jogo etc) o utilizador seria o “criminoso” e NÃO O BTUGA!
    Se calhar ainda não deves ter percebido:

    PIRATARIA É CRIME, O BTUGA NÃO!

    2º A sociedade portuguesa não tem possiblidades financeiras para comprar os programas, jogos, filmes, etc. por isso as pessoas recorrem á pirataria.

    3º A culpa da pirataria não é de quem a pratica mas sim dos vendedores, pk se um programa em vez de custar 25€ custasse 5€, provavelmente a pirataria deixaria de existir, algumas pessoas se fossem comprar alguns programas, gastariam tanto dinheiro como um pc novo…

    4º As pessoas que defendem a ilegalidade nunca gravaram um disco de vinil para uma cassete (se calhar não são desse tempo), nunca tiraram fotocópias a um livro? Ou será que agora já não estamos a falar de pirataria?????

    5º Faço das palavras do Lol as minhas: Enquanto nao baixarem os preços lixam-se-se com os downloads, pa aprenderem, ao menos nisso fazemos alguma cena”¦os ingleses é que têm cerebro, aumenta-se a gasolina, então anda-se de bicicleta, os lucros descem tanto, que o preço da gasolina volta a descer”¦ Talvez se todas as pessoas piratea-sem talvez os preços descessem…

    Bem não me vou alongar mais….

  54. António Campos:
    “@SlipKast @Spider Web @Lol
    Vamos em conjunto criar iniciativas boicotes o que for para se descer os preços, se houvesse um movimento geral um boicote sem fim determinado à compra de cd”™s, livros etc talvez os lá de cima se apercebessem que algo não está bem!”

    Ao verem 200 mil utilizadores a partilharem ficheiros, não era de já terem reparado nisso? Devem ser muita bestas, ou querem algo mais!
    Obviamente que por acabarem com o Btuga que vou comprar o mesmo que compro hoje em dia (nada).
    A única coisa que faço é ir ao cinema, quando acho que realmente o filme tem potencial, pelo que me dão a conhecer na Internet, por colegas, etc.

    Porque raio Portugal quer ser diferente dos outros paises da UE?
    Querem outro 25 de Abril? É só dizer, porque acho que muita gente não vai ficar quieta a olhar!

  55. o forum do btuga era mais frequentado por portugueses do que qualquer outro portal de anuncios de filmes.

    o forum do btuga tinha mais info dos filmes, cd’s de musica, etc.. que qualquer portal de filmes, de musica, etc, incluindo o imdb. ou os proprios sites oficiais.

    Isto era muita pubicidade. Boa e gratuita.

    Afinal era este o espirito…

    O ultimo filme que havia tirado tinha sido os transformers the movie…

    sabia mais do filme pelo forum do que pelo seu site oficial… e até vou ver o filme ao cinema…. só tenho pena que o spilberg não tenha pago nada ao btuga pela publicidade.

    Pra que fique registado, não cometi nenhuma ilegalidade! Apaguei o filme em menos de 24h… perdi o original :p….

  56. o k seria da net sem o P2P????
    ha pexoas k kerem destruir a rede internacional, pexoas estupidas como a merda…
    Prefiro o pais sem PJ a um pais sem btuga prk pelo menos o btuga faz algo de jeito ja a PJ só faz merda… se eles atacaram o martini man atacaram tb uma grand comunidade…
    Btuga 4 Ever

  57. Novo Cd de Prince será gratuito.

    Novo Cd de Prince será gratuito. A indústria da música reagiu agressivamente à decisão do novo album de Prince ser gratituito, ver noticia da BBC.

    http://news.bbc.co.uk/2/hi/entertainment/6256732.stm

    Nunca gostei de Prince”¦ mas agora passou a ser um artistas internacional que admiro mais”¦ Keria ver o Sr.Bill a fazer isto”¦. até já faz caridade”¦ ou não?

    SHARE!!!

  58. claro que faz caridade dan meam… há um ano atrás ofereceu milhares de computadores a angola, com o sistema operativo windows, e em contrapartida assinou um protocolo com o governo angolano, para exclusividade nos proximos 50 anos da marca microsoft, ou seja, com a angola a crescer financeiramente, na proxima meia decada, terá pelo menos um pais a comprar microsft e a enchelo de caridade!

    Qual pirata….

  59. Pois, isto só vem provar o quanto a comunidade era unida. Mas só tenho de discordar numa coisa, não é fanatismo, é preocupação com os seus amigos.

  60. Acredito nas coisas que dizem sobre a comunidade do BTUGA e não tenho nada contra a mesma… mas podem ter a mesma comunidade sem ser para piratear… eu volto a fazer a mesma pergunta que já foi feita Porque é que os defensores do BTUGA são uns broncos mal educados???
    será coincidência?
    Por muito que digam li todos os comentários e foi com a opinião que fiquei, não estou a julgar ninguém todos podem ler …
    Os contra é putas e caralhos para a frente os a favor é educação e respeito acho que isto diz tudo
    Para os defensores do BTUGA sabem que roubar dá cadeia?? E é tão culpado o que pega nas coisas como o que fica cá fora a tomar conta, apesar se não fazer nada também é cúmplice embora tenha as mãos “limpas”
    Não desejo mal a ninguém mas gostava que vos assaltassem a casa e quando fossem á policia vos mandassem passear, gostava de ver a vossa cara.

    E para os amantes do mal educado, arrogante, e outros nomes do genero sim o Martini Men… vejam isto
    http://www.gildot.org/articles/04/11/16/1935209.shtml
    Para verem o respeito que esse inergumio tem, a discussão já foi à muito tempo mas que o gajo já era burro na altura ninguém duvida

  61. Penso que todos podem se expressar como quiserem. Se de facto, há alguns posts mais emotivos que outros mas, por outro lado, na maioria dos posts que estão a defender o Btuga, não se verifica esta má educação que tanto querem crer que todos os membros do Btuga o são.

    Isto mais parece uma tentativa torpe e falsa de criar um estereótipo em torno dos membros da comunidade do Btuga.

    Pois bem, o Btuga era frequentado por professores, alunos, pais, médicos, enfermeiros, engenheiros, trabalhadores da construção civil, pjs, gnrs, bombeiros, padeiros”¦ou seja, o Btuga representava uma micro sociedade da população portuguesa. Querer fazer passar os membros do Btuga como mal-educados, é o mesmo que dizer que a sociedade portuguesa é má educada.

    Quanto a comparação com assaltos à casa, ho please, quanta inocência. Querer dizer que há roubos a fazer partilha em P2P, só demonstra uma profunda ignorância em relação ao tema. Aconselho a lerem todos os posts acima. Não é só vir para que e mandar postas de bacalhau como se ninguém já tivesse rebatido algumas das interrogações já aqui levantadas.

  62. Já fiz download de software open-source do BTuga porque não já não tinha tráfego internacional para gastar. Sou por isso considerado criminoso?

    Sou contra a pirataria a partir do momento em que se lucra com isso.

  63. antonio campos és uma patinho k compra tudo legal.. fixe pra ti mas tas a favorecer a pirataria com este site. es um criminoso!!!

  64. JF Says:
    “eu volto a fazer a mesma pergunta que já foi feita Porque é que os defensores do BTUGA são uns broncos mal educados???
    será coincidência?”… “Os contra é putas e caralhos para a frente os a favor é educação e respeito acho que isto diz tudo”

    Para além de não perceber o que escreves, estás muito enganado seja de que “lado” for, pois a maneira de escrever depende de pessoa para pessoa, assim como as suas reacções para cada opinião dada, etc.

    —-
    JF Says:
    “Não desejo mal a ninguém mas gostava que vos assaltassem a casa e quando fossem á policia vos mandassem passear, gostava de ver a vossa cara.”

    Não desejas mal, mas gostavas que me (ou a alguem aqui presente) assaltassem a casa? 😐
    Ok… Bem, se fosse a casa do Primeiro Ministro… De certeza o que o que ele rouba dá para alimentar África por muito tempo!

    Mais não digo.. Agora..

  65. Jesus não sei quem te disse que para ter software tens obrigatoriamente que crackar ou comprar podes ver neste post http://antoniocampos.no-ip.com/?p=155 soluções a custo 0 não devido à pirataria mas sim devido ao esforço e dedicação que existe na comunidade Open Source.

    Não sei o que queres dizer ao me apelidar de patinho pois o meu nome está em letras bem grandes no topo da página, não sei onde me arranjas-te esse novo apelido ou se é um insulto…

    Já agora como é que favoreço a pirataria, encontras vários posts neste blog sobre segurança informática mas estes só foram publicados depois de ter comunicado os mesmos à s entidades responsáveis e lhes ter dado tempo para resolver esses mesmos problemas… esses posts existem também para alertar os utilizadores dos serviços em causa para os perigos que correm… se procurares encontras aqui um post em que a entidade do site foi previamente avisada e enviou-me uma resposta a dizer que era impossivel meses depois corrigiram o problema! Segundo alguns rankings é um dos sites senão o mais visitado em Portugal!

  66. favoreces a pirataria pq para bem ou para mal tas a fazer publicidade ao BTUGA lol ou seja tas a favorecer a pirataria pq no teu entender o BTUGA é pirataria….
    e n fales mais no myspace pq isso nao cola! o myspace so te da a conhecer 2 ou 3 musicas de cada banda. nao é suficiente!
    eu antes de comprar um cd original kero conhecer o cd todo. sim pq ao contrario de ti nao tenho 25 euros pra dar sp k kero comprar um cd.

  67. lol eles tb devem saber um site onde compras cds de musica a um euro ou qualquer cena assim..

  68. Sl4vkovsky Says:
    “lol eles tb devem saber um site onde compras cds de musica a um euro ou qualquer cena assim..”

    Ya, prai na América, onde depois ainda tens de pagar portes, em que tudo somado fica ao preço de um cd comprado em Portugal 🙂

  69. Por acaso só soube hoje que o Btuga fechou, e depois de procurar no google encontrei este site a falar do tema. Li todos os posts e concordo e discordo dos dois lados.
    Quanto ao António Campos, concordo com ele sobre que por trás de cada programa existe meses de dedicação, e eu também sou programador e sei o trabalho que dá, e a solução de quem não quiser pagar que use o software livre é a mais correcta, mas nem sempre serve. Se todas as empresas usassasem as mesmas normas, eu então usaria o software livre, mas o problema é quando alguém me arranja um ficheiro que cujo o formato seja exclusivo dessa empresa, tenho que comprar o software só por causa de um ficheiro? Não me parece. Se usasem todos o mesmo formato, então as empresas dedicavam-se então à qualidade do programa e ai, sim, podiam reclamar dos seus programas estarem a serem pirateados.
    No caso do Office, é claro que há soluções, como o open office, mas nem todos os formatos tèm programas na comunidade Open Source.
    E os custos nem sempre justificam o trabalho que está por detrás do programa. Temos o caso da EA Games, que faz jogos de filmes em cima do joelho, e mete ao mesmo preço que jogos de qualidade, quando o jogo não vale nada. Nem sempre o preço=custos+x

  70. Fogo, porque é que bloqueia sempre no raio do x?
    Nem sempre o preço=custos+ (x menor que custos) percentagem de lucro. Não vês nenhum padeiro a vender natas a 10€
    Eu faço download de jogos porque não tenho dinheiro sempre disponivel, mas no entanto, quando realmente gosto de um jogo, eu compro por prazer (e se tiver dinheiro disponivel). E não venham com os trials, porque a maioria deles limita a jogabilidade de um jogo. Só as pequenas software houses de jogos é que tem trials decentes, aqueles que está tudo desbloqueado, mas que só dura x tempo. E nem sempre todos os demos demostram o jogo completo. Bem que me arrependi de muitos jogos quando pensave que eram bons pelo o demo.
    Quanto ao JF, a maneira de falar depende de cada um. Tenho 17 anos e vivo num bairro social. Estás me a ver a falar mal? Não me parece. E já agora, o Alberto João Jardim é pirata? É que ele fala como um.
    E quem é contra a pirataria considera o Btuga ilegal? Como toda a gente sabe o Btuga é conhecido por conter software ilegal, mas os serviços de hospedagem que andam por ai são o quê? Rapidshare, MegaUpload, etc… Tenho a certeza que a maior fatia do tráfego deles é de software ilegal. A única diferença que ao contrário do Btuga, não sabes quais são os ficheiros que estão hospedados, não há nenhuma lista.
    E a principal razão que o Btuga era usado era porque para os ISP’s contava como tráfego nacional, já que existem internacionais bem melhores, porque via pessoal a pedir programas com menos de 100MB por causa do tráfego.
    E aos que são a favor do Btuga, concordo que o Btuga deveria estar aberto e que a policia tem mais que fazer do que estar atráves de piratas, quando o dinheiro da droga confiscada estava a ser roubado mesmo debaixo dos narizes deles, mas vocês exageram.
    Primeiro, arrumar com a internet e com cds? Por acaso, a internet para a população global é só para sacar? Para mim não. Eu raramente vejo televisão e só vejo noticias e séries pelo o computador, e o Btuga descobri que tinha fechado por causa do aviso que está no site, não pela a televisão. E não venham com o ignorante, porque pelo o menos, a noticia não apareceu (que tenha visto) em nenhum jornal online.
    E a Netcabo disponibiliza tráfego ilimitado por 7,5 por mês, e depois? É verdade (penso que sim) que a maior fatia que tráfego internacional em portugal é para software ilegal, mas é a única coisa internacional? Ex: CS, (eu não jogo, mas sei que para os viciados chupa bem o tráfego). E muito do software legal e filmes que também estam disponiveis para download e a maioria é internacional. (Aliás, não conheço nenhum nacional).
    E quanto aos cds, eu nunca uso um original. Uso sempre cópias, e o original está sempre guardado. Nem sequer ando com documentos originais.
    E para aqueles que reclamam que só querem duas ou três músicas de um álbum: http://musicaonline.sapo.pt/, entre outros. E quem não compra porque não sabe o que tem o álbum, existem casas de música que deixam ouvir os cds. (Ex: Worten da minha cidade).

  71. Desculpem pelas as mensagens, mas pelo os vistos os commets passam-se com o sinal de menor.

  72. Boas Jaime,
    o sinal menor é usado para fechar tags html e pelos vistos o worpress não o converte para código HTML e é interpretado como html, no caso fecha a textarea onde escreve os comentários.

    Concordo inteiramente com o que dizes, e como eu escrevi em cima eu nunca disse que não o tinha feito, mas acho mal que o façam… e decerto numa analise mais profunda podemos chegar à conclusão que os preços nem sempre são tão disparatados, por exemplo um jogo, para além de todo o staff por trás do mesmo, temos campanhas publicitarias megalómanas, etc.. e depois existe sempre a lei básica da oferta e procura se um producto é muito procurado aumentamos o preço… como os telemóveis um telemóvel quando sai pode custar 500 € passados uns meses custa 100 €, estas descidas de preço também acontecem com os jogos e com a musica…

  73. O circo foi montado.

    Os bodes espiatórios foram o Btuga e a mula.

    No resto do mundo (que são todos burros, criminosos e fanáticos, como os “btuguenses” ou “mulenses” em Portugal), o P2P continua de vento em popa e cada vez com mais aderencia.

    Como é sabido, lá fora pouco se liga a esta provincia de Espanha, e se chegava lá alguma coisa, (por exemplo o Sorte Nula circulava no bittorent internacional e com legendas em ingles ou eslovaco, o ultimo cd da Mafalda Pedro Pais, ou Rodrigo Leao, também por lá andavam), era exactamente pelo P2P.

    Imaginemos, hipoteticamente apenas, o seguinte, daqui a um ano, não existe p2p em Portugal. Acham mesmo que:

    os Delfins vão vender mais cd’s?
    os polo norte vão ficar milionários atraves da editora?
    o Nicolau Bryner começa a ser tu cá tu lá com o Taiwan Ang Lee?
    a Carla matadinho vai participar no proximo filme do George Clooney?
    a porto editora vai empregar mais n trabalhadores, pois a diciopedia 2008 será um fenomeno de vendas?

    ou então será que:

    Irá aparecer um novo Fernando Rocha?
    Iremos descobrir algum realizador tuga já descrente, ou ver outro balas e bolinhos?
    Teremos por ai a despontar cinergeticamente musicos jazz, como agora?
    Iremos comprar software desenfreadamente, vários até para a mesma finalidade, só pra depois vermos qual se adqua melhor ao que pretendemos?

    Expliquem-me lá “anti-piraticos” o que iria mudar daqui a um ano, caso o vosso sonho acontecesse e não houvesse P2P em Portugal?

    Seriamos o povo mais honesto, mas proporcionalmente o mais ignorantizinho…

    Se querem viver assim aconselho-vos o Tibete.

    Evoluam!…

  74. Deixem-se de comunismos utopicos do seculo passado…

    Senhor António Campos, um dia destes vejo-o por ai a apelar que se pague um imposto ao estado para uma Organizaçao sem fim lucrativo para a Honestidade e Idoneidade dos operadores da Internet. a Sigla poderia ser OHIOI.

    Assim numa manifestação qualquer todos poderiamos gritar pela:

    “OHIOI, OHIOI, OHIOI,OHIOI”!….

  75. jaimetotal says:
    “E para aqueles que reclamam que só querem duas ou três músicas de um álbum: http://musicaonline.sapo.pt/

    É assim, eu não trabalho nem quero extorquir guito aos meus pais para comprar essas cenas.
    Eu ouço todo o tipo de música, e para mim é relativo o seu género (Ã excepção de techno, hardcore, etc, k detesto mesmo).
    Mas vamos lá fazer contas.. Tenho cds de mp3 com algumas 150 músicas.. Ora, 1 música a 1 euro, um cd desses fica a preço de ouro.
    E meto 150 músicas, porque não sou gajo para meter “repeat” numa música no windows media player e ficar a ouvir aquilo o dia todo!!!
    Enfim..

  76. Fiquei contente de saber que um dos cds de que tenho mais músicas, nem se encontra nesse site… Interessante!

  77. António: Também dei fé que era porcausa do HTML, mas por acaso não sabia que o wordpress não conseguia reconhecer.
    SlipKast:
    Dei um exemplo de site. Existe vários. E esses cds são uma compilação das músicas que tens no pc, não foram todas sacadas ao mesmo tempo (presumo). Além do que nunca vi um cd comercial com mais de 25 músicas. Eu também saco músicas mas poucas, e só compro quando vou de viagem para ouvir no discman, mas existe aqueles que dão a desculpa que tem dinheiro, mas não compram por duas ou três. Quem não quer comprar ao pacote que compre à unidade.

  78. se eu fosse musico keria era divulgação dos meus cds. nao tava para aturar percentagens miseraveis do tipo 1% por cd. alias pagava era pra ter cds meus no btuga na esperança de dar a conhecer o meu trabalho e tentar assim encher os meus concertos com o maior numero possivel de pessoas.

  79. «Quantos discos de vinil não copiámos para cassetes? Em adolescentes, quando um amigo comprava um álbum, faziamos 80 gravações. Não tinhamos dinheiro para comprar música mas tinhamos vontade de a ouvir.» Manu Chao

  80. jaime Says:
    “E esses cds são uma compilação das músicas que tens no pc, não foram todas sacadas ao mesmo tempo (presumo).”

    Ás vezes consigo ter mais do que uma do mesmo álbum (impressionante!), já que quando existem compilações de músicas, normalmente a maior parte são músicas repetidas de outros álbuns, por vezes até o mesmo remix (é o caso das compilações de house/electro).

  81. Vi pessoas a dizerem que as software houses encerraram por causas da pirataria. Se todas as pessoas passarem a usar software livre (custo 0) como por exemplo linux (que é acusada de violação de direitos de autor pela microsoft) como é que essas lojas/empresas vão sobreviver? Vão apenas fazer prestação de serviços? Mas isso já o fazem com software comercial (venda e prestação de serviços).

  82. Isto realmente é uma cambada de parasitas,(tipo a carraça e o cão), em que andam todos a tentar sacar o guito uns aos outros… manda os 10 mandamentos e os direitos do homem partilhar-mos o que temos, vivermos em sociedade, em paz e no fim ficamos todos como o nosso senhor jesus cristo… pendurados… enfim… dá vontade de perguntar, onde está o amor? será que este mundo é mesmo isso? sermos carraças? será que temos de ser mais espertos que estes gajos dos direitos de autor e software? Pois bem, a resposta é básica, comecem por prende-los a eles, nem que seja por conduzir o carro com elevada taxa de alcolémia, e o resto vem depois…

  83. Boa noite a todos.
    Li todas as mensagens e concordo com o António Campos fechem todos os sites que violem os direitos de autor. Os outros que não concordam com o fecho do btuga dizem isso porque concerteza não os afecta profissonalmente ou seja não coloca o seu local de trabalho em risco ou dos proprios pais, porque de certeza pensariam de maneira diferente.

  84. Fechem todos os sites que violem os direitos de autor e obriguem todos a usar…

    Microsoft… acusada de violar direitos de autor…
    Linux.. acusada de violar direitos de autor…
    Apple… acusada de violar direitos de autor…

    Hmmm… Como é que estas pessoas defensoras dos direitos de autor estão a conseguir escrever neste blog se usam sistemas operativos de empresas acusadas de violar patentes?

    E quem usa leitores e gravadores mp3 também está a violar a lei. Leiam as noticias antes de “postarem”.

    Agora defendam os direitos de autor com unhas e dentes…

    E para teste, tentem comprar uma licença para o QuickTime Pro e preparem-se para ficar com a empresa parada durante um ano enquanto esperam…

  85. Sou ainda obrigado pronunciar-me quanto à questão das patentes entre a m$ e o kernel Linux.

    A m$ baseia as suas afirmações num estudo. Contudo o estudo não afirma o que a m$ afirma, e o próprio autor do estudo já veio a publido por pelo menos duas vezes desmentir a m$.

    Houve algumas distribuições de GNU/Linux que assinaram acordos com a m$. Mas a motivação das distribuições de GNU/Linux para assinar esses acordos não têm nada a ver com patentes, têm sim a ver com acesso a coisas como codecs para os formatos multi-media e especificações de protocolos e formatos de dados. Só que a m$ não aceitou o acordo de se não incluisse também a questão das patentes. Já agora a m$ tem sido repetidamente condenada por violação de patentes, já foi condenada por violada em França por violação de direito autor, já para não esquecer das violações das leis de concorrência, etc…

    Quando desafiada para dizer publicamente quais as patentes em causa, para que a questão fosse resolvida, a m,$ recusou-se sempre a dar essa informação.

    Se há aqui alguem que não respeita a lei é a m$ e os seus esbirros e não a comunidade de Software Livre.

    Os ditados populares são muito bonitos, mas não são a verdade, nem a forma adequada para se descobrir a verdade.

  86. Mas quem é que disse que estava a falar da acusação da Microsoft versus Linux? Existem mais fabricantes de hardware e/ou software no mercado.
    Já vi temas no Linux em que usam uma “cópia” da Dock da Apple e até mesmo o logotipo. Para não falar do conceito Cubo que começa a ser muito usado no Linux.
    Todas quebraram patentes!
    A batalha judicial por causa das patentes mp3 também não está relacionada com a Microsoft versus Linux.
    E para ir mais longe; é mais fácil acusar uma empresa do que autores (alguns desconhecidos) de centenas de distribuições Linux.
    Não estou a defender esta ou aquela empresa. O que revolta é ver pessoas a defender uma ideologia e não factos.
    E para finalizar: porque é que a Microsoft vai para a frente com uma a acusação quando já conseguiu o que queria das empresas com quem fez acordos? E agora, quem é que linchou quem (microsoft ou linux)?

  87. Bruno Silva Says:

    July 29th, 2007 at 1:32 pm
    o fanatismo de algumas pessoas pelo btuga é inacreditavel”¦

    Nao é fanatismo, é comodismo… Enkuanto eu pa sacar cenas ia ao btuga tinha la tudo direitinho, sem virus e com a total explicação para instalar e utilizar, agora tenho de andar ai a procurar por tudo quanto é lado! Era muito mais facil ir la… Agora nao parei de fazer downloads… Apenas me da mais trabalho…

  88. Por principio, respeito todas as opiniões, no entanto não posso deixar de estar de acordo com todos aqueles que se encontram do lado do apoio á pirataria, não que eu ache correcto que um autor, seja ele quem for, não tenha direito á compensação devida pelo seu trabalho, mas porque tenho consciência de que quem faz o grande alarido e levanta a voz contra a pirataria são as grandes editoras que dizem perder dinheiro mas que obtém lucros que fazem corar a nossa despesa pública.
    A verdade é que a internet e a partilha de conteúdos mesmo aqueles sujeitos a direitos de autor é benéfica para todos, para os autores a vantagem evidente da divulgação a milhares de pessoas a uma velocidade inigualável na história da humanidade, para os consumidores a vantagem de se familiarizar com conteúdos que de outra forma dificilmente teriam acesso ou cuja curiosidade pelos mesmo nunca seria despertada.
    A pirataria penso que é e será sempre um mal necessário que terá de ser contornada em vez de eliminada, nomeadamente recorrendo á publicidade.

  89. Que fechem tudo 😀

    Agora só falta fechar o Wareztuga tambem e afins 😀 e começar a multar nao todos os chicoespertos ( sim … eu nem chamo piratas .. chamo-vos de chicoespertos ) mas alguns chicoespertos espalhados pelo pais para causar o medo e o respeito e dever de cidadania.

    Se toda a gente saca filmes da net , tem de ser legalizado porque nao se pode combater a mesma?

    Entao se fosse norma pregar estaladas a toda a gente que passa por ti na rua… tem de deixar de ser agressao e passar a ser um cumprimento casual?

    Enfim… voces defendem mais o vosso umbigo do que aqueles que realmente nao tem possibilidade de comprar/alugar filmes/musica/software legalmente … porque caso fossem mesmo desgraçadinhos tinham mais onde gastar o dinheiro do orçamento mensal lá de casa do que em internet+pc+dvd virgens+discos externos etc etc etc 😀

    Vejamos … os maiores polos de pirataria onde se encontram? Nao é nas feiras 😀 nao senhor. É em casa dos “chicos” e nas universidades , onde dou o exemplo da UTAD ( http://www.utad.pt ) onde há pessoal a sacar 3 filmes durante uma aula de uma cadeira qualquer sem que nenhum tipo de repreençao seja feita … até pelo contrário … os próprios professores assim o ensinam e muitos até perguntam como fazer .

    E onde anda a ASAE neste caso?

    Nao sei … 😀

  90. Pingback: Pedro

Os comentários estão fechados.