Testar Chromium OS no VirtualBox

ChromeOS VirtualBox
Através do método que vou descrever em baixo, estive a dar uma “vista de olhos” no Chromium OS, o sistema operativo criado pelo Google, o conceito deste sistema operativo é bastante simples, aliás todo o sistema é bastante simples, o que não significa que não seja bom.

A primeira coisa que salta à vista é a velocidade de arranque, é rápido e limpo!. O login é feito através de uma conta Google, após iniciar sessão o interface, que é basicamente uma janela do Chrome (Browser), sincroniza com os itens que tivermos configurados para sincronizar nas opções do Chrome ou do Chromium da nossa conta Google, no meu caso Favoritos e algumas aplicações que ficaram imediatamente disponíveis após o arranque!

Através das opções do Browser é também possível configurar o acesso à rede, utilização de proxy, itens a sincronizar, definições de impressão através do Cloud Print, etc…

Por tudo o que vi gostei não fossem as ferramentas que tenho que usar para trabalhar (em Windows) tentava instalar de raiz no meu PC.

Para quem quiser testar o Chromium OS  sem ter muito trabalho há um site que disponibiliza imagens de disco para Virtual Box com o Chromium OS configurado e pronto a testar http://chromeos.hexxeh.net/vanilla.php.

Manual Instalação Virtual Box, para este teste basta em vez de criar um novo disco virtual usar o que se fez download no link anterior.

Deixar uma resposta