Microsoft Web Plataform

A Microsoft disponibiliza já há algum tempo uma espécie de wizard que instala um servidor web com vários extras, com o celebre processo de instalação “Next, Next…”.

Este wizard permite instalar de uma forma rápida e fácil os seguintes programas:

  • .NET Framework (ok, não é um programa!)
  • IIS já com algumas configurações e algumas extensões como por exemplo o IIS Media Services
  • SQL Server (Express com o SQL Server Management Studio Express)
  • Visual Web Developer (Um editor gráfico para ASP.NET suporta C# e VB.Net, se tiverem as versões express do C# ou VB.Net sem o Service pack 1 a instalação não prossegue!)
  • E mais…!

Para quem usa ou tem que usar Windows e precisa de uma ambiente de testes com suporte ás várias tecnologias web esta é uma das soluções.

O que me fez escrever este post não foi publicitar mais um produto Microsoft, mas sim o espanto ao ver que este wizard instala ou permite instalar suporte PHP no ISS, que para mim sempre foi sinónimo de caos (já o fiz várias vezes em cada uma delas surgiu um problema diferente, principalmente depois de mexer no php.ini). Além disto na instalação do PHP permite instalar também um driver para ligar o PHP ao SQL Server. Sim eu sei que esse driver já não é novo, mas nunca foi tão facil de instalar!

Além do referido existe uma lista de aplicações (Open-source!) que podem ser facilmente instaladas entre as quais o WordPress e o Drupal dois nomes que associamos imediatamente ao mundo do Open Source, e ao mundo do Linux, Apache, Php e Mysql…

Nos ultimos tempos tenho notado uma proximidade maior entre a Microsoft e o mundo Open-Source ou será só impressão minha? O que quererá isso dizer??

Já agora o link para o site da coisa é o seguinte Microsoft Web Plataform e a Galeria de Aplicações está aqui.