Instalar Mono no Ubuntu….

Mono é uma framework de Open-Source que fornece os requisitos para programar em .NET nos sistemas operativos Linux, Solaris, Mac OS X, Windows e Unix.
Isto significa com uma única linguagem de programação com um único IDE poder fazer programas que correm nos sistemas operativos mencionados.
No Mono é possivel usar duas das linguagens da .NET Framework VB.NET e C#…
É possivel também criar páginas aspx usando uma das linguagens referidas e correr o mesmo aspx no Apache com o mod_mono, este mod pode também corre aplicações criadas em .NET no Apache.

Para instalar o MonoDevelop e as suas dependências no Ubuntu basta executar na consola o seguinte comando:
sudo apt-get install mono mono-gmcs mono-gac mono-utils monodevelop

Nunca usei o mono mas tenho usado intensivamente a .NET framework 2.0 com o Visual Studio 2005, vou começar agora a testar o mono o primeiro passo está concluido (Mono Instalado e a funcionar)…

Página Oficial do Projecto Mono

4 comentários em “Instalar Mono no Ubuntu….”

  1. Mono 🙁 a sério não é caminho que queremos seguir, pode ser uma bela ideia e tal, mas …. reimplantar o .net que esta sobre o estrito controlo da Microsoft.
    Imagina que a microsof fecha a coisa bem fechadinha, imagina agora que o gnome opta por usar o mono??
    Em que situação ficaria o gnome???
    Ainda bem que o gnome ainda não aceitou esta coisa.

  2. Primeiro, o .NET é uma plataforma com a ESPECIFICAÇÃO aberta controlada pela ECMA que é uma associação internacional para padronização industrial, segundo como que o GNOME não optou pelo Mono se o próprio Miguel de Icaza criador do GNOME é o mentor e criador do Mono.

Os comentários estão fechados.