Btuga na SIC… e um comentário!

Talvez a mediatização deste caso mude algumas mentalidades, gostei da explicação dada pelo jornalista de meio da reportagem para a frente… e muito sinceramente a senhora que fala não revela muito conhecimento de causa… mais uma vez vez a PJ interpretou mal ou deixou transparecer uma imagem deturpada do que descobriu…
Nos comentários a este post podemos ver que as opiniões são pouco divergentes…

Prometo que é a ultima vez que falo sobre isto devido a ter expressado a minha opinião já fui insultado por pessoas que se dizem defensoras da partilha mas que não sabem aceitar uma opinião em contrario… se tem uma mentalidade tão aberta acho que no minimo deviam respeitar a opinião dos outros, ou afinal não têm assim uma mentalidade tão aberta, e na falta de argumentos válidos partem para especulações e para os insultos com linguagem impropria.

NOTA: Alguns comentários foram apagados devido à falta de respeito expressa não em relação à minha opinião mas à minha pessoa (que não era de todo o motivo do post)

12 comentários em “Btuga na SIC… e um comentário!”

  1. Sr campos: a sua demagogia inerente a este post é notável.
    Mais ainda quando o senhor é da area em questão.
    Para já a reportagem da SIC é de um branqueamento e de uma falsificação notáveis.
    A senhora da judiciária não sabe nada do assunto, mente, descaradamente, e fala de assuntos que são juridicos e não de acção de investigação criminal – apenas para lançar a confusão.
    Em 2º lugar , o sr ferreira que fazia o BTUGA não “roubava” nem nada disso, pelo menos de acordo com as disposições legais que ainda não mudaram.
    O sr Ferreira disponibilizava um serviço de troca de ficheiros.

    Portanto uma vez que defende que todos os sites devam ser fechados ,presumo que não se importa de pagar multas atrasadas ou ir para a prisão, umavez que, suponho,quando fez a universidade, usuo compiladores de programação e outros programas pirateados; emprestou livros a amigos e tirou fotócópias de manuais , ou ouviu cd´s e dvd´s emprestados – tudo situações em que os direitos de autor são violados.
    Ou não são?
    Ou existe diferença entre um emprestémio de livro e uma copia de software?
    Não existe diferença nenhuma, o autor, o tal que teve muito trabalho a escrever um livro vê duas pessoas a ler um único dos seus livros.
    E fotocopiar livros?
    Não é crime?
    Quer dizer, é considerado crime, se eu o fizer pelo btuga ou semelhantes, mas já não é crime se eu o fizer na biblioteca nacional e pagar uma avença à mesma?

    Então mas o valor ético que se defende é a não cópia, ou é a não cópia seleccionada e conforme os interesses monetários do momento?
    Além do mais não estou aperceber: isto não são consequências da globalização?
    E não se deve aceitar a globalização ou é apenas para se aceitarem despedimentos de pessoas mas já não cópias de programas ou outras coisas?
    É que eu gostava de facto de perceber a lógica argumentativa dos autores em relação ao copyright.

    Porque é que eu tenho que pagar como contribuinte para sustentar os vicios dos direitos de autor através de cópias de software compradas por universidades quando existe correspondente software livre? E mais ainda quando se sabe que existe circulação irrestrita de cópias de software em universidades?

    A asae aparece lá para verificar ou não?

    Os “autores” deviam era ter juizinho na cabeça e começarem a cobrar menos ou seja, preços com lógica e que possam ser pagos e deixarem- se de merdas e de choraminguices acerca do facto do software custar muito a fazer em vez de estarem a apoiar este tipode medidas que – juridicamente – nada , mas nada irátocar o Sr ferreira.

    E mais ainda , não estar a dar relevância e importância a uma noticia feita com base no mau jornalismo, no jornalismo de sarjeta que é aquilo que a SIC faz, e que esta reportagem é o exemplo.
    Dizer que o sr Ferreira levava dinheiro por programas?!
    O sr Ferreira levava dinheiro por aumento de velocidade de download.
    Não por programas ,vamos a ser honestos.
    Além do mais , Sr antónio campos vamos ser honestos:se comprar um dvd ou um cd, porque é que não hei-de ser livre de o permitir copiar, emprestar, a terceiros?
    Mas agora tenho que pedir autorização a alguém para dispor como me bem aprouver de um bem que é meu?
    Então mas afinal, em que é que fica o direito de propriedade?
    Já chegamos aos marxismo outra vez?

  2. Olá pedro silva eu nunca disse que não tinha cometido nenhum acto ilicito, eu apenas sou contra isso, e que quem favorece este genero de actos deve ser punido.

    Sim eu também não gosto do jornalismo da SIC, mas o da TVI é pior excepto uma reportagem ou outra…

    Quando compra um dvd livro ou cd como o está a comprar num pais em existe uma lei que impede algum genero de actos com os mesmos, está com cereteza abrigado a respeitar essa mesma lei.

  3. António campos: vou-lhe dar dos exemplos diferentes.
    Num outro blog que eu fazia com uma outra pessoa, não este actual, um belo dia do ano passado, um dos comentadores habituais , veio dizer-me que o outro blog até aparecia, vejam lá, no jornal público.

    Foi transcrito , sem me ter sido perguntado absolutamente nada, um excerto de um post que eu tinha feito.
    Há direitos de autor aqui ou não?
    O jornal Público fez ” P2P sobre o esforço de uma hora para escrever um post” e por via disso melhoraram o seu próprio conteúdo editorial a minhas expensas, mais ainda truncando a minha obra prima e cobrando dinheiro a terceiros para o fazer, para seguir a lógica desta pretensa detenção do sr Ferreira do btuga ( pessoa que não conheço pessoalmente nem me passou alvará para a defender).

    Portanto exijo que a policia judiciaria feche o jornal publico porque foi cometido um crime que me afectou gravemente , ue que a ASAE vá lá fazer uma inspecção profunda a todas as edições do jornal no sentido de me ressarcir dos enormes prejuizos que eu tive como autor d e um blog.

    Agora diga-me: Acha que a ASAE e a PJ vão lá, se eu apresentar queixa?
    E acha que vale a pena apresentar queixa pagando custas altissimas de tribunal por isto?

    Exemplo 2:
    Querendo eu adquirir uma obra literária de um autor português que morreu há 34 anos, dirigi-me ao único sitio onde ela é vendida a INCM. Após ferozes resistências por parte da INCM em me vender o referido livro, descubro que uma obra que se não está já livre de direitos de autor e copyright deveria estar, mas descubro dizia que a referida obra custa só a módica quantia de 26 euros e apenas foi feita uma tiragem de
    800
    volto a escrever OITOCENTOS EXEMPLARES.

    E isto que se quer?
    É a isto que se quer voltar?
    É isto que os autores de software querem?
    Micro mercados?

    E eu volto à mesma: não há violação de direitos de autor.
    Se não, então, os donos de servidores teriam que ser acusados, os hipermercados que vendem computadores sem o cd do sistema operativo teriam que ser acusados, as pessoas que usam firefox em empresas estariam também a fazer concorrência desleal aos cidadãos privados para quem o firefox foi originalmente desenhado e teriam que ser acusadas,etc.

    E por ai em diante.
    E volto ao caso do livro: se eu o quiser fotocopiar tenho que ir á biblioteca nacional e pagar uma batelada de dinheiro por fotocópias.
    Depois passo-o a scanner e disponibilizo-o no projecto guttenberg por exemplo.
    Ai já as coisas estão bem?

    E se o conteúdo não estiver disponivel?
    Deve continuara deixar de estar disponivel?
    Por causa de direitos de autor?

    Olhe digo-lhe isto com toda a simpatia até porque vou fazer um post sobre isto e mandar um link para cá: deixe-se disso.
    A maior parte dos autores portugueses seja do que for deviam era estar muito contentes por serem divulgados através da cópia. O problema é que como não sabem viver sem terem a companhia discográfica a levá-los pela mão ou outra coisa qualquer a levá los pela mão o resultado é estarem a apoiar as iniciativas de associações de comerciantes que nunca, mas nunca defenderam no mercado os autores.

  4. pedro silva para já obrigado pela cordialidade espero que a minha reposta seja tão elucidativa quanto a sua.

    Eu apenas exprimi a minha opinião, a minha opinião é de alguém que perde dinheiro com a pirataria, garanto que se irradica-se o software pirata eu estaria melhor na vida.

    Deixe-mos as empresas grandes tipo Microsoft de fora agora imagine que é dono de uma pequena software house com 5 programadores aos quais paga um salário, paga a renda de um edificio e durante um ano investe no desenvolvimento de um software.
    12 meses * (5 Pessoas * Salario Mensal)
    + 12 meses de renda
    + dinheiro investido em software e hardware para os trabalhadores

    Após este ano coloca o seu programa na rua, passado um mês vai ao e-mule e existe um crack para o seu programa, o que é que desejaria que os potenciais utilizadores do seu programa fizessem! Que se dirigissem a uma loja e comprassem ou que usassem uma rede p2p???

    Acho bem que se proteste contra sobretudo os preços, mas tentar lesar quem provoca a situação e não aqueles que não vêm o seu trabalho recompensado.

    Aguardo que me envie o link para o artigo que está a escrever terei muito gosto em o ler e comentar!

  5. António:o problema não é esse e você tem experiência e conhecimentos técnicos suficientes para saber que o problema não é esse.
    A software house não pode viver assim no mundo actual.
    A software House tem que vender produtos agregados e serviços de manutenção de software e o mais personalizados possivel para a empresa em questão e tem que justificar – Ã falta de melhor expressão – qual a razão de ser para que a empresa os compre.

    Agora esquemas de “licenças” e royalties de direitos de autor e outras coisas do mesmo estilo arruinam a empresa que for nisso.
    No fim temos a software house rebentada e temos a PME rebentada porque é impossivel com o actual esquema as coisas funcionarem.

    Ou as pessoas percebem isto ou a confusão aumenta exponencialmente mais do que já está.
    Eu era um utilizador mediano do Btuga. Mas não é isso que está em causa.Podia não ser e dizia-lhe a mesma coisa.
    posso-lhe dizer que de todas as coisas que tirei se comprasse 3 delas , já era muito , se não existisse Btuga.
    é uma ilusão completa pensar-se que pelo facto do P2P desaparecer que o mercado vai voltar a se ro que era,porque , pura e simplesmente …… não vai.
    Esse tempo acabou.

    E para a maior parte dos autores, ESPECIALMENTE OS DE MÚSICA, a cegueira desse pessoal é-me a mim, analisando, incrivel.
    São ceguinhos atrás de ceguinhos que não vem que esta história do P2P é para eles uma oportunidade imensa para sairem da penumbra e tomarem em mãos os seu próprio destino libertando-se das editoras, mas não. Continuam com a mesma conversa.
    Acrescento-lhe ainda que nos fóruns do Btuga, caiu mal – eu cheguei a ler- caiu muito mal, que artistas portugueses (Da weasel e outros) apelassem ao lado das associações fonográficas contra a pirataria informáticas e eu li muitas pessoas a apelarem claramente a boicote contra esses artistas.
    E notei nos torrents que existiu boicote a artistas uns doas quais, os Blasted mechanism.
    Banda que cresceu – de facto – para uma dimensão extra – por causa do P2P.
    Agora que – cresceram – mordem a mão que os fez crescer – falando em entrevistas em “roubar” .
    Quando o P2P os fazia crescer não davam entrevistas a falar de “roubar”…
    Ditado popular: mudam-se os tempos / mudam-se as vontades…e as opiniões acerca do P2P.

    Outra coisa: porra, se eu disse que mandava um link para aqui é porque mandava um link para aqui.
    Não é preciso você ir lá comentar, caraças.
    Olhe, pergunte ao António dias do Marketing de Busca ou ao Bruno Amaral do bruno Amaral que eles dizem-lhe muito mal de mim.
    Assim você fica com referências e alvissaras.
    Fui.

  6. amigo eu não pago software nem sistema opertivo e men tiro os direitos a de autor a nimguem eu uso o Linux gravo musicas da radio e serys ta tv para min claro, e gravo tanbem flimes da tv entao achas que tou violar alguns direitos de autor? sabias quando compras um aparelho para lér ou gravar alguma coisa pagas 3% antes do iva ? E quando compras um dvd virgem pagas 0,30 para os direitos de autor entao dizme achas justu eu tar pagar direitos de autor quando garvo os meus videos caseiros em dvd e digo eu ONDE ESTA OS MEUS DIRETOS ?

  7. Eu kuando vi isto lancei me numa gargalhada descomunal sobre as nossas autoridades(As melhores do mundo) e peco desculpa da sic k ve se claramente k nem explicar as coisas sabem.
    1 ponto : Desde kdo e k o btuga ´´andava a vender videos e audio aos consumidores por 5 euros??´´coloco esta questao as nossas autoridades e a nossa televisao.
    2 ponto : direitos de autor relativos a albums pelo k eu sei vou dar um exemplo : um cd digamos dos xutos e pontapes custa 20 euros , 2 euros vai para o musico 18 para a editora.
    3 ponto : A asae e a PJ principalmente a senhora Rosa Mota como nao tem argumentos para contrariar ou prender os ditos ´´criminosos piratas´´ comeco por insentivar os paisa ver os computadores aos filhos para ver se eles fazem download de filmes ou jogo enkuanto deixam os menores recorrerem a chats e contiudo adulto com um simples cliq k e mto mais facilmente acedido.
    4 ponto : isto e um ponto pessoal , as autoridades, esquecem-se de confirmar que somos o único Pais a da Europa a pagar dois selos fiscais num DVD, então afinal quem será o mais Pirata?
    5 ponto : Um tracker apenas serve como meio de partilha seja qual for o ficheiro, um tracker nunca foi criado para fins de negócio, sendo este open source. Isto quer dizer que é gratuito qualquer pessoa pode destribuir gratuitamente o que desejar. Por isso nao sabem do k falam!
    6 ponto mto pessoal : O dito cujo jornalista expecialista em informatica nao sabe um ´´corno´´ do k fala!!! E a televisao ao seu mais alto nivel a distorcer noticias. E o mais alto nivel da nossa policia q pensa k isto e o Estados Unidos da America onde os cantores ganham balurdios e n se faz nda la contra a pirataria pk sera pergunto vos ?? sera pk e mto mais barato um CD DVD??? Dou vos um exemplo dum cantor na america conhecido k afirma k ta a favor da ´´pirataria´´pk divulga o seu trabalho pelo mundo inteiro e q mm se nao houvesse piratas o seu rendimento milionario aumentava nem 1 % pk as editoras ficam com tudo e so la tao para gravar!!!!

  8. É realmente pena ver que muita gente ainda “depende” de software ilegal, que não consegue imaginar a vida sem um ou outro serviço ilegal.
    Caros colegas que comentaram aqui, o Btuga era um serviço que ajudava a pirataria, tal como outros ainda existem por ai…
    Não culpem a PJ ou a ASAE de agir, eles tinham que agir, o “tamanho” no qual o btuga se tornou foi muito grande para que eles pudessem fechar os olhos a tal situação, de certeza que se o tracker tivesse meia duzia de utilizadores que ninguem se ia preocupar com ele, o btuga apenas foi alvo do progresso que teve… nada mais…

    Pessoalmente também uso muitas vezes software ilegal, quem não o faz, mas pessoalmente se vir que um determinado filme ja saiu na net, se tiver um cinema perto vou ver o filme ao cinema e não faço o download do mesmo, claro que se não tiver oportunidade de ver o filme no cinema ai sim vejo-o por download. No entanto evito sempre que possa a ilegalidade, já fui programador durante uns 2 anos, e sei o que custa a uma software house, especialmente pq onde trabalhava era de uma dimensão reduzida, ter de fechar portas pois encontram-se versões crackadas em determinados sites….

    Infelizmente penso que só quem viu, ou consegue visualizar, perder o seu emprego, o seu ganha pão devido à pirataria consegue ver o lado mau da coisa… Para todos os outros, bem… é so mais um ficheiro no computador…

  9. Aos Srs da Asae
    aqui tem uma lista de 50 bitorrents
    façao o favor de os fechar tambem
    heheehehehe

    mininova.org
    torrentspy.com
    thepiratebay.org
    isohunt.com
    demonoid.com
    torrentportal.com
    torrentreactor.net
    btjunkie.org
    btmon.com
    usenext.de
    meganova.org
    snarf-it.org
    torrentbox.com
    mybittorrent.com
    torrentz.ws
    fulldls.com
    newtorrents.info
    bitenova.nl
    fenopy.com
    torrentreactor.to
    torrentbytes.net
    torrentvalley.com
    divxtotal.com
    smartorrent.com
    torrent-damage.net
    bushtorrent.com
    torrentbar.com
    bittorrentshare.com
    extratorrent.com
    todotorrents.com
    torrentman.com
    bittorrent.am
    spynova.org
    2torrents.com
    monova.org
    thesprawl.se
    slotorrent.net
    yotoshi.com
    torrentat.org
    torrentlocomotive.com
    litebay.org
    torrentradar.org
    worldnova.org
    torrentshub.com
    satantorrents.com
    smaragdtorrent.to
    sumotorrent.com
    extremenova.org
    btleech.com
    torrentattack.org

    Ass. o Bufo

  10. # Antonio Campos Says:
    July 27th, 2007 at 2:20 pm

    pedro silva para já obrigado pela cordialidade espero que a minha reposta seja tão elucidativa quanto a sua.

    Eu apenas exprimi a minha opinião, a minha opinião é de alguém que perde dinheiro com a pirataria, garanto que se irradica-se o software pirata eu estaria melhor na vida.

    Deixe-mos as empresas grandes tipo Microsoft de fora agora imagine que é dono de uma pequena software house com 5 programadores aos quais paga um salário, paga a renda de um edificio e durante um ano investe no desenvolvimento de um software.
    12 meses * (5 Pessoas * Salario Mensal)
    + 12 meses de renda
    + dinheiro investido em software e hardware para os trabalhadores

    Após este ano coloca o seu programa na rua, passado um mês vai ao e-mule e existe um crack para o seu programa, o que é que desejaria que os potenciais utilizadores do seu programa fizessem! Que se dirigissem a uma loja e comprassem ou que usassem uma rede p2p???

    Acho bem que se proteste contra sobretudo os preços, mas tentar lesar quem provoca a situação e não aqueles que não vêm o seu trabalho recompensado.

    Aguardo que me envie o link para o artigo que está a escrever terei muito gosto em o ler e comentar!

    ———————————————————————————
    —————–
    Boas

    Lol, o meu caro amigo, empresas dessas, alias micro empresas, que durante um ano dessenvolvem o software para o vender, e ao fim de 1 mes vai ao emule e la esta crackeado.
    LOOL
    existem 2 vertentes.
    1 – o software e demasiado caro, logo e crackeado.
    2- se pensassem em reduzir o custo por software, ai sim Venderiam!
    Mas e preferivel vender a porcaria dum software com meia duzia de linhas a mais de 100 euros, e fazer de nos, novos ricos, pois somos nos que o compramos feitos burros!
    e quem ganha, quem ganha!??
    a pois sois voces da ESAE, lutam contra a burla informatica, mas nem a sabem defenir… OMG!
    Download e e sempre foi livre….
    e geralmente quem liberta esses filmes que voçes veem sao os realizadores 😉
    vao por mim, pois se tiver adessao na net, no cinema ainda e melhor! 😉
    pois e publicidade gratuita! 😉

  11. sic porque que que querem acabar com rebelde way ‘ se toda gemte esta a gostar apostem mais nas seres jebenis.estou acabar com a menhor seri da sic .pemsem bem

Os comentários estão fechados.