Microsoft Excel…. pfffff

Considero o Microsoft Excel uma das poucas razões válidas para usar o Windows… pois este é muito bom e fazem-se com ele autenticas maravilhas.
Hoje fiquei desapontado porque creio que esbarrei em todos os limites do excel… tinha eu um ficheirito de cinquenta e pico megabytes, mais ou menos 140 000 linhas uma catrafada de colunas e entre cada semicoma (ponto e virgula) textos extensos, uma das features que sempre gostei no excel foi o facto ao abrir um ficheiro csv ele interpretar os pontos e virgulas como separadores de colunas e cada linha uma linha (português estranho!!!) e permitir manipulação dos mesmos como um ficheiro nativo xls. Ao abrir o ficheiro supra mencionado (!!) recebi uma mensagem que só podia ter 65536 linhas, pronto não seja por isso abro o ficheiro com o Notepad++ posiciono-me na linha 65535 e shift + page up criei um ficheiro com o numero máximo de linhas permitido tento abrir o ficheiro com o excel e buuummm mensagem “O excel só suporta 256 colunas!!!” disiti e passei umas penosas horas à volta do ficheiro com search e replace sempre a substituir onde não devia usei uma feature do notepad++ que referi num artigo que são as macros e fiz o trabalho de 10 minutos no excel numas horas de notepad++ concluido este martirio ouro ficheiro com menos linhas e menos colunas parecia tudo encaminhado para uma tarde produtiva abro o ficheiro trabalho-o e volto a guardar como csv na altura de importar outra vez para uma base de dados oracle constato que tinha campos preenchidos com ###### depois de uns minutos à volta daquilo outro limite o valor de uma célula não pode ter mais do 255 caracteres….
Raios é muito limite atingido num dia tenho que voltar a ver se o OpenOffice.org não tem estes limites se não tiver ganhou um cliente, embora mais limitado noutros aspectos e eu não me dou bem com a linguagem das macros que usa e os problemas de compatibilidade que vão surgir do seu uso mas se suportar o género de documentos que uso nem me importo dos mas… desde que não volte a ter que passar um dia com o notepad a fazer replaces um a um para não ferir a integridade dos dados do dito ficheiro…!!!! 🙁

4 comentários em “Microsoft Excel…. pfffff”

  1. Pois mas eu estou com o 2003, e não sabia que o limite tinha aumentado no 2007. Que por acaso tenho mas por falta de tempo não instalei, veio no actionpack da Microsoft!! Mas obrigado pela dica, mal possa vou ter substituir o que tenho!!!!

Os comentários estão fechados.