Apache, php e MySQL @ home….

Apache webserverPhpMysql

Vou tentar explicar aqui como se configura um servidor web com suporte para Php e Mysql num sistema Windows, testei em XP home e Professional!!!
No windows XP professional vem incluido o IIS que é o servidor web da Microsoft mas aqui o que vamos usar é o Apache, por causa da universalidade, segurança, fiabilidade etc etc etc etc…

Algumas considerações:
php.ini é o ficheiro onde são armazenadas as configurações do php on de podemos configurar o php para carregar varios modulos entre os quais o modulo que liga ao mysql. este ficheiro encontrasse no directorio de instalação do php.
httpd.conf é o ficheiro onde estão as configurações do Apache entre as quais o directorio onde o estão armazenados as paginas que serão “servidas” pelo nosso servidor… este ficheiro está no directorio de instalação do Apache\conf\

Para editar estes ficheiros basta usar o bloco de notas. Cada um deles tem uma sintaxe especifica que tem imperativamente que ser mantida….
Agora mãos à obra…

1º – Fazer os downloads necessarios.

Apache webserver

2º- Instalem primeiro o Apache com as opções default tipico “Next, next, next…” para confirmar a instalação com sucesso basta irem ao vosso recem criado site “http://127.0.0.1” se virem uma página com o logotipo do Apache é porque está a funcionar. Vamos só fazer mais uma alteração no httpd.conf que será util mais tarde para trabalhar com o php procurar a linha que diz “DIRECTORYINDEX” no httpd.conf e acrentar um espaço e index.php, e já que estamos com este ficheiro aberto procurar a linha onde diz “DOCUMENTROOT” e ver o caminho para que aparece, é neste directorio que deverão estar as paginas de internet que quisermos testar ou disponibilizar…

Mysql

3º- Instalar o Mysql, instalem tambem com os defaults mas não se esqueçam da password que colocam em root, senão teoricamente ficam sem acesso ao servidor de base de dados…

Php

4º- Instalar o PHP, no fim da instalação vai ser solicitado o servidor web no qualo querem configurar escolham o “Apache 2.2.” quando for solicitado o ficheiro httpd.conf apontem para o directorio onde instalaram o Apache tipicamente “c:\programas\apache fondation\conf\” e se correr bem já temos o Apache com suporte a Php mas ainda falta o suporte ao MYSQL, para isso basta ir ao directorio onde instalaram o php e procurar o ficheiro php.ini e editar com o bloco de notas e procurar a linha on de diz “;extension=php_mysql.dll” e descomentem esta linha (tirar o ponto e virgula).

5º- Reiniciar o Apache no botao que aparece na Tray botão direito e sevice e restart…

6º- Vamos agora confirmar se ficou tudo ok, no directorio que vimos em no httpd.conf criar um ficheiro “info.php” editar o info.php com o bloco de notas e escrever
< ?php phpinfo(); ?>
agora apontamos o browser para http://127.0.0.1/info.php e se estiver tudo bem irá surgir uma pagina com varias informações sobre a nossa instalação do Apache e do php… e confirmar se aparece referencia ao Mysql se aparecer agora é que está mesmo tudo….

2 comentários em “Apache, php e MySQL @ home….”

Os comentários estão fechados.