A evolução da internet…

Quem tenta acompanhar as tendenciais da internet, vai esquecendo o que viu e aprendeu para dar lugar às novas tendencias…
hoje dei por mim a vasculhar no WebArchive um site que ao longo do tempo vai guardado shots de muitos sites na internet…. lá podem encontrar coisas como o site da MicroSoft em 1996 , a versão beta do Google (sim o Google já foi Beta…!!!), o Yahoo em 1996 , o Youtube sem publicidade, o SlashDot com 400000 hits
e mais 85 biliões de sites arquivados desde 1996 até alguns meses atrás… se por curiosidade ou saudosismo quiserem viajar no tempo vão até archive.org e “Take me Back” e pensem que qualquer curioso com 2 clicks cria um site que à 10 anos atrás seria algo fabuloso…
Até quando o endereço antoniocampos.no-ip.com apontava para uma pagina que estava alojada num Pentium II senão me angano 450 Mhz a correr o IIS sobre Windows XP, algures em 2005 quando eu ainda sabia programar em ASP e o ADSL a 512 já era nuito bom!!!…
Isto das internetes é uma coisa que anda muito depressa, o passado está ai para ser consultado desafio-vos a imaginarem o futuro…!!!

10 comentários em “A evolução da internet…”

  1. @Ricardo
    A evolução da Internet

    Durante sua vida a Internet sofreu muitas mutações, sempre se adaptando a novas realidades. Mudou o perfil de seus usuários, mudaram as caracteristicas dos computadores a ela ligados, a velocidade das redes, programas aplicativos, enfim, praticamente tudo.

    E para infelicidade de todos aqueles que previam o fim da grande rede mundial, a Internet continua cada vez mais firme e passando a invadir (ou ser convidada) á intimidade de cada vez mais empresas, lares, escolas, universidades e muitos outros locais. Hoje pode-se encontrar computadores ligados á Internet em praticamente todos os lugares.

    Uma revolução deste porte, que tem em sua essência a comunicação, tem alterado fortemente o nosso estilo de vida. O modo como pensamos, trabalhamos, e vivemos, estão sendo alterados com uma velocidade nunca vista.

    Esta alteração se dá pela incrivel sinergia de milhões de pessoas utilizando um meio comum de comunicação, a Internet. Novos conhecimentos, novas tecnologias são criadas e postas á disposição de quem delas precisa em uma velocidade nunca vista. A informação já existente é continuamente trabalhada e aperfeiçoada por pessoas espalhadas por todo o mundo, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

    Originalmente, antes da sua extensa popularização iniciada em 1993 com a criação do primeiro browser web, a utilização eficiente da Internet requeria o conhecimento de vários programas diferentes (ftp, gopher, telnet e vários outros). Além de conhecer o funcionamento destes programas, era necessário também conhecer onde a informação se encontrava. Existiam alguns mecanismos de busca de informação, mas nada comparado aos mecanismos de busca hoje existentes. E a informação existente era em sua maioria composta apenas por texto, sem imagens e sons.

    O primeiro browser Web, o Mosaic, veio mudar radicalmente esta situação.O acesso á informação disponivel na Internet passou a ficar ao alcance de praticamente todos, mesmo aqueles com pouca cultura em informática.

    A informação passou a ficar disponivel de uma maneira simples e intuitiva. A transição entre um computador e outro passou a se dar de forma totalmente transparente para o usuário. A Internet deixou de ser um reduto dos iniciados, dos experts em informática.

    A revolução criada pelo Mosaic, se deu pela possibilidade, até então inexistente, de se integrar imagens aos documentos e pela implementação do formato hipertexto. Em documentos hipertexto nós temos informações ligadas, ou seja, o documento deixa de ser linear. A leitura não mais necessita ser feita do começo ao fim. O documento se abre lateralmente, permitindo uma leitura por associações. Através de um documento, em tese, tem-se acesso a toda a informação existente na Web. É o documento sem fronteiras.

    O browser Web na verdade é apenas um componente de um sistema de informações mais amplo organizado segundo o protocolo chamado HTTP ou Hyper Text Transport Protocol. Este protocolo foi criado, em 1990, por Tim Berners Lee, que trabalhava então no CERN, na Suiça.

    Como se vê, o protocolo HTTP já existia há algum tempo e era muito pouco utilizado. Um outro sistema de informações, chamado Gopher, era então a estrela da Internet. A informação era estruturada hierarquicamente, de forma semelhante á estrutura de diretórios de microcomputadores.

    Qualquer instituição ligada á Internet que não possuisse o seu servidor Gopher estava condenada ao esquecimento. Após o surgimento do Mosaic, a maioria dos servidores Gopher foi gradualmente substituida por servidores Web e a grande teia mundial começou a se formar. Esta popularização imediata da Web se deu principalmente por duas razões. A primeira delas foi a facilidade de integração entre diversos servidores de informação propiciada pelo protocolo HTTP associada á facilidade de uso do programa Mosaic e da integração de imagens aos documentos. O segundo fator, não menos importante, foi a disponibilização gratuita do código fonte, tanto do servidor HTTP quanto do browser Mosaic.

    Desta forma, apareceram versões de ambos os programas para praticamente qualquer tipo de computador existente. A partir de então, o número de usuários e paralelamente a quantidade de informação disponivel na Internet apresentaram taxas de crescimento nunca vistas.

    Com este crescimento apareceram alguns problemas, o mais grave deles sendo justamente a questão da organização e acesso á informação. A Internet passou a ser então o equivalente a uma biblioteca, imensa, sem fichas catalográficas. Um perfeito caos. Da mesma forma que o valor de uma biblioteca está diretamente relacionado ao indice que lista seus livros, o valor da Web é estreitamente dependente dos mecanismos de pesquisa que a servem. Algo precisava ser feito urgentemente. E foi. Como em outras ocasiões, a Internet se adaptou. Se o problema é achar a informação, que se criem então ferramentas de busca que coletem o conhecimento armazenado na Web e o organizem de forma a ser facilmente consultado.

    O primeiro mecanismo de busca, Yahoo, apareceu já em 1994. O site Altavista, patrocinado pela Digital, surgiu em 1995, juntamente com o Excite e Infoseek. Em 1996 foram criados os sites HotBot e LookSmart.

    A tarefa de indexação da Web, entretanto, não é tarefa das mais simples. Em seguida ao deslumbramento inicial, de ter a informação disponivel facilmente, os usuários sofreram alguns desapontamentos. O primeiro deles, a informação chegava em grandes quantidades e nem sempre o que se obtinha era o que se desejava. E os mecanismos de busca tiveram que se adaptar á esta nova realidade. Esta é uma luta que não tem fim. Cresce a quantidade de informação na Internet, cresce o número daqueles que tentam, de forma honesta ou fraudulenta, obter as primeiras posições nas listagens dos mecanismos de busca.

    E isto é o que vamos abordar neste espaço. Tentar entender a tarefa gigantesca de se colocar ordem neste mundo anárquico de informação que é a Internet. As peculiaridades de cada mecanismo de busca, as novas tendências em tecnologia de informação, o que está acontecendo de novo nesta área. Como tirar proveito dos mecanismos de busca de forma a conseguir informações relevantes ao exercicio competente de sua profissão e mesmo de sua vida.

    É um assunto praticamente inesgotável. Espero conseguir trazer estas informações para vocês de uma forma agradável, interessante e principalmente útil.

Os comentários estão fechados.